Vila Flores

Vila Flores conta com cerca de 3500 habitantes, está a 705 m de altitudee 180 Km de Porto Alegre.

No início da colonização, era apenas uma vila do interior de Veranópolis, conhecida por Pinheiro Seco. Em 1920 passa a ser chamada de Vila Flores, em homenagem à Família Fiori, uma das primeiras a se estabelecerem na localidade. Nesta época, era passagem obrigatória de tropeiros e carreteiros que ali faziam parada.

Em 1951, Vila Flores foi elevada à categoria de Quarto Distrito de Veranópolis, emancipando-se em 12-05-1988. Inicialmente, a sede do município constituía-se de um simples capitel dedicado a Santo Antônio de Pádua.

O povoado de Vila Flores formou-se a partir da Casa Fiori, onde no início do século passado funcionava o maior estabelecimento comercial da região. O local foi porto de pouso dos carreteiros que transportavam madeira para Porto Alegre. As toras eram levadas até o rio das Antas e amarradas na forma de balsas. Quando a água subia, as madeiras eram colocadas no rio para descerem flutuando até a capital gaúcha.

Hoje, a cidade de Vila Flores é ponto de referência de religiosos que vêm em busca do famoso vinho de missa, fabricado no Seminário dos Freis Capuchinhos

Deixe uma resposta