Atrativos Turísticos de Videira

A maioria dos atrativos turísticos de Videira está ligada ao vinho, como o Museu do Vinho, onde se reproduz exatamente a forma de produção do vinho na época da colonização.

A Estação do Vinho é uma das mais completas lojas de vinho do Estado e um lugar ideal para encontrar os amigos degustando pães e vinhos de qualidade.

A Estação possui mais de 100 variedades de vinhos, nacionais e importados, incluindo todos as variedades regionais.

Nas localidades do Interior, o inconfundível estilo da arquitetura dos colonos italianos revela-se nas casas grandes e quadradas, com telhados em quatro águas, onde no porão sempre há uma pipa de vinho reservada para o consumo diário. Comumente, nessas casas também se fabrica o vinho artesanal e o turista que passa pela cidade não pode deixar de experimentá-lo.

Vá também às Praças Nereu Ramos e do Expedicionário, ambas no centro. Visite a Igreja Matriz, o Centro de Cultura, o horto florestal, o café colonial Ponto 48 e a Choperia Alemã, localizada na antiga estação ferroviária.

Por sua topografia acidentada, característica da região, Videira possui muitos atrativos naturais: rios, cascatas e áreas verdes. Vários sítios e fazendas da região são excelentes para a prática do turismo rural, com direito à gastronomia típica, vinho artesanal, produtos coloniais, passeios, trilhas e visita a pomares.

Eventos

A Festa da Uva, que acontece desde 1942, resgata a memória dos primeiros moradores com a animação italiana característica. A música é destaque, com os violinos e flautas-doces, assim como o canto e, claro, o vinho.

Em fevereiro, a Festa da Vindima comemora a colheita da uva e conduz o visitante à época da colonização, com a reprodução fiel do processo de produção, o uso de trajes típicos e outros hábitos ancestrais.

Videira tem boa rede hoteleira e gastronômica, além do café colonial típico italiano, no Ponto 48, e as inúmeras vinícolas familiares do Interior.

Deixe uma resposta