Ushuaia

Ushuaia

por Vanderlei Benedito Penitente Junior

ushuaia

ushuaia

Ushuaia é a cidade mais austral do mundo, tem em torno de 80 mil habitantes, fica no extremo sul da Argentina, na ilha grande da Terra do Fogo, à margem norte do Canal de Beagle. Ushuaia significa na língua indígena dos yamanas “porto interior ao poente”. É a capital da província da Terra do Fogo, Antártida e ilhas do atlântico sul.

A natureza foi verdadeiramente pródiga para com este lugar (Ushuaia é sem dúvida um dos lugares mais bonitos do planeta), que oferece um dos cenários mais belos e cativantes que se possa imaginar, já na própria cidade as montanhas cobertas de frondosos bosques que chegam até o Canal de Beagle, oferecem uma moldura natural imponente.

Logo saindo da cidade, seja em embarcações para ver a colônia de lobos marinhos, pingüins e distintas aves que habitam as ilhas do canal, ou por terra, para chegar ao Parque Nacional Terra do Fogo, aos vales fueguinos ou zona lacustre do interior da ilha, a região oferece ao visitante uma gama de atrações e experiências incríveis e inesquecíveis.

Os principais cerros são: Valle dos lobos, Sollar Del bosque, Tierra Mayor, Llano Del Castor, Valle Hermoso, Las Cotorras, Cerro Castor, Haruwen. Huskyes siberianos, snowboard e motos de neve são atrações dentro dos cerros.

Centros de atividades invernales: Glacial Martial, Terra Mayor, Las Catorras, Valle Hhermoso, Haruwen, Llanos Del Castor, Cerro Castor, Pista Jerman (Clube Andino de Ushuaia), Solas Del Bosque, Patagônia Mia, Altos Del Valle, Laguna Del Diablo, Escuela de Esqui Ushuaia, Nunatak.

Passeios imperdiveis: Parque Nacional da Terra do Fogo, Trem do Fim do Mundo, Navegação pelo Canal deb Beagle, Museu do Presídio, Museu do Fim do Mundo, Lago Fagnano, Baía de Lapataia (ponto final da rota 3, a última estrada do fim do mundo), ponto próximo ao Estreito de Magalhaes. Baía Esmeralda, Lago Escondido, Pinguinera Isla Martillo, Cuevas Del Alvear com vistas incríveis, Cabo São Paulo, passeios a cavalos, centro Beagle.

Ushuaia está numa ilha dentro do conjunto onde se formam as Ilhas Malvinas e só existe um ponto pra se sair da ilha de carro, ao extremo norte da ilha, cerca de 240 km de Ushuaia, através de balsa. Também por isso, Ushuaia é uma cidade extremamente segura. Nela você tem a proteção da marinha , exército e aeronáutica e todo canal é protegido, além de policias militares nas ruas que dão muita segurança. O índice de delitos é praticamente zero em Ushuaia.

Vale a pena visitar toda a costa do Beagle. Ao lado do porto tem um grande supermercado com produtos, roupas, perfumes e CDs bastante em conta com de ter uma variedade bem legal. Nas dicas de viagem, indico que se deve levar pouca roupa para Ushuaia. O motivo é que ushuaia é um dos principais portos da América do sul, classificada como Zona Franca, onde Você poderá fazer compras com ótimos preços. E é um dos maiores pesqueiros do mundo (dali saem embarcações gigantescas rumo à Antártica pra pescarem merluza, salmão e outras espécies de peixes).

Dicas de viagem: Em Ushuaia me hospedo da Hosteria Bella Vista, é de uma brasileira, Elenilda Teixeira, casada com um argentino fiscal do tribunal de contas em Ushuaia. Elenilda é bahiana, uma grande amiga, prestativa, e resolve tudo que preciso em Ushuaia, desde a locação de carros até os passeios.

Sua Hosteria, a 5 km do centro, é bastante aconchegante. O aluguel de carro é feito pela localiza rent a car em Ushuaia (rua Sarmiento, 21. Telefone 02901 437-780; email localizaush@speedy.com.ar). O aluguel custa em torno de 180 pesos o que equivale em torno de 85 reais o dia, livre de kilometragem. A gasolina em torno de 2,10 pesos= R$ 1,20/litro e pode se dizer que é pura. Os carros fazem cerca de 18 km/litro. Não precisa de muita burocracia pra alugar um carro, lembrando que a carta nacional vale sem problema algum. E com o carro faço todos os passeios compensando em muito, pois não preciso me deslocar de taxi. Tenho como experiência levar pouca roupa mesmo no inverno, o extritamente necessário. Existem vários lavatórios que cobram cerca de 20 pesos o cesto com 8 peças em torno de 10 reais. Para acesso a telefone, usar dos locutórios (alguns possuem diferença enorme dos outros), mas todos estão na rua San Martin que é a principal de Ushuaia, e está em torno de 0.80 centavos de peso o minuto ~ R$ 0,40. Recomendo levar o notebook pois todos os hotéis possuem wirelles e você pode ficar conectado 24 horas com MSN ou skype

Dicas de Compras: uma dica importante antes de comprar perfumes faça o passeio das ilhas até o Farol do Fim do Mundo porque você ganha um desconto de 10% pra compra de perfumes no principal dutty free de Ushuaia. Um exemplo: no freeshopp do aeroporto você paga um “212 masculino” de 100 ml 67 dolares e em Ushuaia vc paga 52 dolares. Se você fizer o passeio vc tem 10 % caindo pra 46 dolares. Tudo que se compra por lá fica em torno de 30 a 50 % mais barato. Creme de Vich que no Brasil custa 110 reais você pagará em Ushuaia cerca de 35 reais. Por isso também a idéia de se levar pouca roupa. Porque, com certeza, você vira lotado de perfumes e roupas.

Para o passeio de barco, recomendo o Elizabeth indicado pela Elenilda. É, sem dúvida, a melhor embarcação para o passeio. Leve uma boa máquina fotográfica digital com qualidade profissional ou semi, porque são lugares que merecem fotografias de qualidade, pois são cartões postais.

Recomendo levar dólares e cartão de crédito e pagar, tudo o que for possível, com cartão porque na conversão vem como dólar oficial na cotação do dia. O dólar esta em torno de 4 pesos, você troca o dólar em casas de câmbio em Ushuaia pelo preço do dia (que vale a pena) e usa somente para o necessário como locutórios , alguma bebida , coisas poucas.

A comida em Ushuaia é bastante apreciada e barata. Um rodízio de cordeiro e bovino está em torno de 60 pesos. Gosto muito do restaurante La Estância Parrillada. Um lugar para se comer dia-a-dia se chama Tante Sara, na rua san Martin. Tem uns alguns restaurantes e lanchonetes que servem pratos diários baratos e lanches. No começo da san Martin, numa sorveteria perto da escola Dom Bosco, tem uma batata frita que sem dúvidas é a melhor batata frita que já comemos.

Restaurante Lollas também é muito procurado e muito bom. Não deixe de comer a truta negra e a centolla, uma espécie de carangueijo de uns 12 kilos que não tem as garras. Você come ass patas como se comesse na praia, com sabor da lagosta. É muito bom. Existem dezenas de restaurantes bons e muitos shoppings em Ushuaia.

No passeio no sentido Parque do Trem do Fim do Mundo, siga pela rota ate o seu final. Você verá lagos lindíssimos congelados e lagos sobre as montanhas e chegará ao final da rota que fica na Baía de Lapataia, ali termina a última estrada mais austral do planeta. Adiante está o Estreito de Magalhães, onde se unem os oceanos Atlântico e Pacífico.

Outra sugestão é o passeio do cemitério dos navios, onde há centenas de naufrágios, desde as primeiras embarcações vindas da Europa.

Enfim, Ushuaia é um lugar belíssimo e eu recomendo esta viagem. Se alguém precisar de mais dicas, entre em contato: Junior: tonsaafins@hotmail.com

One thought on “Ushuaia

Deixe uma resposta