Pousadas

Em nosso idioma, o português falado no Brasil, a palavra Pousada nos remete para uma idéia de parada, pausa, repouso e aconchego. A idéia de uma Pousada é oferecer este aconchego tornando o hóspede quase um familiar, como se este em sua casa estivesse, sem as obrigações de tal situação: atender o telefone, receber visitas, preparar refeições, etc. Somente lhe cabendo o repouso.

Durante algum tempo, a palavra Pousada, segundo a Embratur, somente poderia ser aplicada para designar estabelecimentos de hospedagem que estivessem localizados em prédios históricos. Como o uso da palavra passou a integrar o nome de alguns estabelecimentos, esta norma se perdeu em sua intenção e eficácia.

Em alguns destes estabelecimentos, as pousadas, encontramos um ambiente caracterizado por temas a escolha de seus proprietários: arte local, arquitetura típica, cultura de origem, artesanato, esculturas, gastronomia, música, de maneira a despertar os sentidos de prazer, de sair do comum, de viajar dentro da viagem.

Cada Pousada, independente de sua localização, tem a oferecer um aspecto diferente e diferenciado para seus hóspedes, quer na forma de tratamento, quer nas características de suas ofertas. Bem receber e bem servir são prerrogativas de todo meio de hospedagem, mas nas pousadas isto se faz de forma mais intimista, menos formal, mais amigável, bem diferente do que é característico dos hotéis.

Busque seu destino preferido, seja praia, montanha, serra, planalto, canions, campanha, rios e lagoas, e busque a Pousada que melhor vai poder lhe aconchegar em sua estada, proporcionando-lhe todo o suporte para seu descanso.

E há algo de inusitado num bom serviço de uma Pousada que a faz merecer este nominativo: Segundo Antonio Ferro, 1942: Quando um hóspede deixar de ser tratado pelo nome para ser conhecido pelo número de quarto que ocupa, estaremos completamente desviados do espírito das Pousadas.

A melhor idéia de sua estada em uma Pousada, a certeza de que valeu a pena, é Você ter saudades mesmo antes de partir. E somente então tal estabelecimento pode ser grafado como Pousada, com maiúscula.

Leia também: Hotéis e Pousadas que encantam

Fotos: Roberto Lima
Local: Pousada Rural Mundo Antigo – Pomerode

One thought on “Pousadas

Deixe uma resposta