Venâncio Aires

Venâncio Aires está a 128 Km de Porto Alegre, 210 m de altitude e tem clima subtropical com invernos muito frios.

No início do século XVIII, os primeiros habitantes, principalmente lusos e germânicos, fixaram-se às margesn da Rio Taquari e dos arroios Sampaio e Castelhano, terras muito férteis e ricas em madeira de lei e erva-mate.
Po lei provincial de 8 de abril de 1884, a então povoação de Faxinal dos Fagundes, foi elevada à categoria de Freguesia de São Sebastião Mártir.

Pelo ato de 30 de abril de 1891, a freguesia foi elevada a vila e município de Venâncio Aires. O nome do município foi escolhido em homenagem ao ilustre Venâncio de Oliveira Aires, propagandista do ideal republicano. A instalação deu-se em 11 de maio de 1891.

Institulada a Capital Nacional do Chimarrão, Venâncio Aires destaca-se na produção primária, além da erva-mate, também é considerada a maior produtora individual de fumo do Brasil, com uma economia bastante diversificada distribuída entre os setores metalúrgico, refrigeração, plástico, têxtil e artigos esportivos, é a 19ª economia do estado, na geração do PIB estadual. Fonte

Destacada por suas belezas naturais e pela cordialidade de seu povo, Venâncio Aires, Capital Nacional do Chimarrão, possui vários locais que merecem ser visitados.

No interior, encontram-se cascatas, balneários e matas nativas, além da beleza das construções do século passado. Na área urbana, localiza-se a Casa de Cultura com o Museu, o Estádio Edmundo Feix, do Esporte Clube Guarani, e o ponto mais alto de visitação do Município, a Igreja Matriz São Sebastião Mártir.

O hábito de saborear um bom chimarrão reúne diversas idades no calçadão municipal, denominado “Largo do Chimarrão”. Esta tradição é facilitada pelo Chimarródromo, belo monumento construído em metal e que disponibiliza água quente aos visitantes.

O Parque Municipal do Chimarrão está localizado na entrada principal da cidade. Com uma área de 30 hectares, abriga um Ginásio de Esportes com capacidade para 10 mil pessoas, três pavilhões para exposições, pista de rodeio, motocross e bicicross, sedes de diversas entidades, canchas de bocha, área para camping, estacionamento e completa infra-estrutura.

Para demonstrar a cultura e as tradições do povo venâncio-airense e gaúcho, foi criada em 1986 a Festa Nacional do Chimarrão – FENACHIM. O evento ocorre de dois em dois anos, no Parque Municipal do Chimarrão.

A Primeira Escola do Chimarrão do mundo está localizada em Linha Travessa- Venâncio Aires- RS- Brasil, distante 8 Km do centro de Venâmcio Aires.

Deixe uma resposta