Vacaria

27 de outubro de 2011

Com 60756 habitantes, Vacaria é a maior cidade dos Campos de Cima da Serra na divisa Norte do Estado.

A 237 km de Porto Alegre, clima muito frio no inverno com constantes geadas e precipitações de neve, Vacaria tem extensos campos para criação de gado, algo que lhe fez a história.

Vacaria, em castelhano “baquería”, era o nome dado a grandes extensões de campos naturais onde os missionários jesuítas dos Sete Povos das Missões deixavam seus rebanhos para se criarem soltos.

Mais tarde, o município serviu de passagem para os tropeiros, os quais proporcionaram a vinda dos primeiros povoadores do Sertão de Vacaria.

Vacaria caracteriza-se por ser uma das mais antigas comunas do Estado, fundada dois anos após a chegada dos primeiros povoadores da Provìncia de São Pedro do Rio Grande do Sul, sendo considerada a porteira do Estado.

Caminhos da Neve

Locais onde além do frio, a presença da neve é uma constante durante os invernos. A precipitação da umidade em forma de flocos de neve não depende somente da temperatura. Outros fatores são necessários estar combinados para que o fenômeno acorra. Esta ocorrência é mais comum nos municípios da serra do Rio Grande do Sul, Região dos Vinhedos, alguns municípios da Rota Romântica e Região dos Canions.

Considerando a maior constância do fenômeno, podemos listar nos Caminhos da Neve os seguintes municípios: Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus e Vacaria.

Tags: , , , ,

One Response to Vacaria

  1. Rio Grande do Sul « viageiro.com on 31 de outubro de 2011 at 7:13

    [...] Vacaria [...]

Deixe uma resposta