Treze Tílias

Um pedacinho da Áustria no Brasil, Treze Tílias é também o berço da escultura em Santa Catarina.

Fundada em outubro de 1933, tem na pecuária leiteira a principal atividade econômica no município, juntamente com o turismo.

Treze Tílias tem 5 mil habitantes de origem austríaca. Está no Meio-oeste, a 32km de Joaçaba, 56km de Videira e 495km de Florianópolis.

Seu clima é temperado, com invernos mais rigorosos quando é comum a ocorrência de neve e a temperatura pode chegar a –10°C. Também por estar a 840m acima do nível do mar.

Treze Tílias foi fundada por imigrantes da região do Tirol Austríaco que fugiam da grave crise econômica que assolava a Europa no período entre-guerras. O então ministro da Agricultura da Áustria, Andreas Thaler, trouxe o primeiro grupo de 82 famílias de imigrantes, que chegou à região em 13 de outubro de 1933.

A colônia recebeu o nome de Dreizehnlinden, Treze Tílias, em homenagem ao poeta Wilhelm Weber, que enaltecia a árvore em suas obras – a tília é uma árvore de grande beleza, muito comum na Áustria e que se adaptou muito bem no município. Vários outros grupos de imigrantes, na maioria originários do Tirol Austríaco, juntaram-se depois aos pioneiros.

Deixe uma resposta