Tremembé

Rio Paraíba em Tremembé

Rio Paraíba em Tremembé

Tremembé está localizada, a 133 km de São Paulo e 309 km do Rio de Janeiro, próximo da BR116, a rodovia Dutra. É uma cidade privilegiada, pois é situada no eixo Rio-SP, vizinha de cidades como Taubaté e Pindamonhangaba e localizada bem próximo de cidades consideradas polos turísticos, como Campos do Jordão – conhecida como Suíça brasileira – e Santo Antonio do Pinhal, cujo fluxo de turistas de todo o país, acarreta uma maior visitação e, conseqüentemente, um maior prestígio ao município.

Tremembé tem clima quente e invernos secos. Sua topografia é de morros e várzeas e conta com cerca de 35 mil habitantes.

Tremembé foi fundada em 1660, pelo Capitão Mor Manuel da Costa Cabral, no local de pouso de viajantes, tropeiros que tinham como destino as Minas Gerais. Erigiu-se, então, uma capela para culto a Nossa Senhora da Conceição. Em 1663, esta capela recebeu a imagem do Senhor Bom Jesus, que ali permaneceu até 1672, quando foi transferida para uma capela própria. O crescente fluxo de fiéis fez surgir a necessidade de sucessivas ampliações da capela, que por volta de 1795 atingiu as proporções atuais.

A emancipação de Tremembé deu-se no dia 26 de novembro de 1896, data em que se comemora o aniversário da cidade. Em 1907, três anos após a chegada dos monges trapistas a Tremembé, foi criada a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Tremembé (desmembrada da Paróquia de São Francisco das Chagas de Taubaté) e a igreja do Bom Jesus, elevada a Matriz Paroquial recebeu também o título de Santuário Arquiepiscopal, concedido por Dom Duarte Leopoldo e Silva (na ocasião Arcebispo de São Paulo). Aos 23 de novembro de 1974, o Santuário do Bom Jesus recebeu o título de Basílica Menor, dado pelo Papa Paulo VI. O título expressa uma especial vinculação do templo com a Igreja de Roma, podendo usar as chaves pontifícias em seus emblemas. O título “menor” não se refere ao tamanho da igreja (apenas as quatro Basílicas Patriarcais Romanas são chamadas Basílicas maiores).

Tremembé caracteriza-se como Estância Turística, desde 27 de Dezembro de 1993, situada no Roteiro Turístico Circuito da Cultura Caipira.

Deixe uma resposta