Socorro – Estância Hidromineral

Socorro

Socorro

Socorro é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Além se Socorro, estão na lista de Estâncias Hidrominerais: Serra Negra, Amparo, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Águas de Santa Bárbara, Águas de São Pedro, Poá, Lindóia, Monte Alegre do Sul e Ibirá.

Fundada em 1738 por Simão Toledo Pizza, teve sua primeira missa realizada na data de 9 de agosto na capela em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, data que se comemora o aniversário da cidade.

A população de Socorro é em sua maioria descendente de imigrantes italianos e está hoje em cerca de 33 mil habitantes. Socorro está às margens do Rio do Peixe e na Serra da Mantiqueira. Atualmente, a economia da cidade está voltada para o setor de confecções (malharias), turismo ecológico e esporte de aventura.

Distante 132 da capital, São Paulo, e com altitude de 745 m, Socorro tem clima marcado por invernos relativamente frios com ocorrência de geadas e, nos anos mais frios, chega a ter temperaturas negativas. Seus verões são amenos devido à altitude e às chuvas abundantes. A ocorrência de invernos mais frios favorece em muito a economia da cidade, uma vez que sua base são as malharias.

Crédito imagem: Prefeitura de Socorro

Leia mais sobre Socorro nas palavras de Rosely Atanes

Deixe uma resposta