São Miguel das Missões

28 de outubro de 2011

São Miguel

São Miguel das Missões

São Miguel é a capital dos Sete Povos das Missões, reduções jesuíticas que se distribuíram pelo noroeste do Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai. As cidades teriam estado todas ligadas quer pela cultura, quer pela visada que se tinha de uma a outra, quer por túneis que as ligavam.

Se algo disto é estória, o certo é que o povo Missioneiro que lá viveu, deixou-nos relíquias históricas e uma história de lutas pela liberdade. O legado de ruínas da Redução de São Miguel Arcanjo oferece uma demonstração do que foi a redução em seu apogeu e, através do espetáculo de som e luz, podemos reviver algo do que foi a história daquela nação.

Os povos missioneiros se organizaram num conjunto de Trinta Reduções em territórios pertencente à Espanha, hoje Argentina, Brasil e Paraguai. No atual território do Rio Grande do Sul, os jesuítas iniciaram sua obra em 1626, frustrando-se tal iniciativa devidos aos ataques dos bandeirantes. Retornaram em 1682 fundando os históricos Sete Povos das Missões. Pela magnitude de seu significado São Miguel das Missões foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1983.

População: 7456
Altitude: 300m

Conheça a Rota das Missões

Tags: , , ,

Deixe uma resposta