São Marcos

24 de outubro de 2011
São Marcos

São Marcos

Com cerca de 21 mil habitantes, São Marcos está a 835 m de altitude, 160 Km de Porto Alegre e visinha a Caxias do Sul. Tem clima agradável no verão com noites frescas e frio no inverno com presença de geadas e neve.

Na costa Superior do Nordeste, num ponto privilegiado na Serra Gaúcha, encontra-se São Marcos. O município, pequeno em extensão, é grande em hospitalidade e beleza natural.

Emancipado de Caxias do Sul em 09 de outubro de 1963, São Marcos, em poucos anos conquistou uma posição de destaque em nível regional graças a dedicação e força de trabalho de sua gente.

Quem chega a São Marcos tem uma das mais belas vistas do município, o Monte Calvário. A 830m de altitude, o Monte é um dos maiores símbolos de fé da população são-marquense.

Povoado por italianos, em 1885 e a seguir por poloneses, em 1891; também existiam muitos portugueses (peões de fazenda, capatazes, ex-escravos, aventureiros e mesmo agricultores açorianos vindos de São Paulo), que aqui se estabeleceram.

Os primeiros imigrantes foram os italianos e chegaram as margens dos rios São Marcos e das Antas (localizado na Linha Riachuelo, onde fala-se o dialeto mais antigo do mundo; linha Humaitá; Marechal Deodoro; Zambicari) por volta de 1885.

Os negros também marcaram presença na formação do povo são-marquense (concentraram-se nas localidades do Juá e o Rincão dos Quilombos, este último próximo ao Rio da Mulada)

Tags: , , ,

Deixe uma resposta