São José

O patrimônio histórico fica no centro da cidade, mas é no bairro Kobrasol que está a efervescência do município vizinho à Capital.

Fundada em 1° de março de 1833, conta hoje com 173 mil habitantes de origem Açoriana, e sua economia está apoiada na Indústria e comércio. Grande parte do parque industrial de São José situa-se às margens da BR-101.

Está na região da Grande Florianópolis, às margens da BR-101 e, por vezes, se confunde com a capital, com a qual faz divisa.

Cidades próximas: Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Antônio Carlos.

São José foi a quarta localidade fundada em Santa Catarina. Foi colonizada por 180 casais de açorianos, que chegaram em 19 de março de 1750, oriundos das ilhas de São Miguel e São Jorge, nos Açores. Graças a seu rápido desenvolvimento, em 1756 foi elevada à categoria de freguesia. Importante centro de comércio, a localidade foi emancipada em 04 de maio de 1833. No ano de 1845, quando recebeu a visita do Imperador Dom Pedro II e de Dona Thereza Cristina – que estavam a caminho de Caldas do Cubatão, hoje Caldas da Imperatriz –, São José já possuía 21.000 habitantes.

Deixe uma resposta