São José dos Campos

Maior cidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos tem um moderno complexo industrial, além de centro maior de pesquisa em alta tecnologia do Brasil. Aviões exportados para os cinco continentes e satélites que ajudam a monitorar os vastos recursos naturais de país, sede de importantes empresas industriais com destaque para o setor automobilístico, aeroespacial, eletroeletrônico e de telecomunicações.

Segundo a ONU, São José dos Campos está entre as 25 cidades do país com melhores condições de se viver. O município possui uma extensa área verde com parques, reservas ecológicas e regiões alpinas. Mas de 60% do território do município é considerada área de proteção ambiental (APA). São José é de interesse turístico do Estado, título outorgado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo.

Todos os fatores econômicos e culturais colocam São José dos Campos como importante centro comercial de uma região com cerca de dois milhões de habitantes, formada pelo Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Vale Histórico.

São José possui dois distritos administrativos: São Francisco Xavier e Eugênio de Melo. O primeiro oferece muitas opções de passeios ao ar livre, sendo sua área total de 322 km² e possuindo uma população aproximada de três mil habitantes (sede e zona rural).
Seu território é quase totalemente uma APA (Área de Preservação Ambiental) e abriga inúmeros animais como jaguatirica, paca, capivara, esquilo, cobras, lagarto e o famoso muriqui. Possui lindas cachoeiras como: Pedro David, das Couves, do Roncador, entre outras.

O acesso ao distrito é feito por estrada asfaltada a partir de São José dos Campos, acessando a SP 50 em direção ao município de Monteiro Lobato. O distrito fica a 59 quilômetros do centro de São José dos Campos.

Já Eugênio de Melo, localizado a leste de São José dos Campos, é altamente industrializado concentrando grandes industrias de São José dos Campos como a General Motors, Ericsson, Amplimatic, Heatcraft, Embraer, Orion e outras menores.

Deixe uma resposta