São José dos Ausentes

São José dos Ausentes está situadoana região dos Campos de Cima da Serra, numa altitude de 1403m e com uma população de cerca de 3200 pessoas, São José dos Ausentes guarda encantos para todos os olhos.

A pouco mais de 230 Km de Porto Alegre, o passeio a São José dos Ausentes vale mesmo com algumas dificuldades do caminho, seja a qualidade da estrada ou os constantes nevoeiros, mas estes fazem parte do clima da viagem.

O codinome Ausentes deriva da situação de a Fazenda (maior latifúndio do Estado, abrangendo uma área de mais de mil quilômetros quadrados) ter sido leiloada por duas vezes devido ao fato de seus proprietários ou sucessores não terem assumido o local. Daí os leilões foram à praça pública e seus proprietários ditos “Ausentes”.

São José dos Ausentes está situada no extremo nordeste do Rio Grande do Sul, separada de Santa Catarina pelas muralhas e contrafortes dos Aparados da Serra, sendo o Pico do Monte Negro, com seus 1403 metros de altitude , o ponto mais alto do Estado.

A viração da costa ou cerração é fenômeno quase diário da cidade, sendo que, na riqueza de seu manancial hídrico, brotam as nascentes do Rio das Contas e do Rio das Antas, afluentes na formação das bacias do Guaíba e Uruguai.

Emancipado em 1992, o município de São José dos Ausentes é considerado um postal dos Campos de Cima da Serra, abrigando as mais altas nascentes de águas claras do Estado. Aproximados 100km de paredões da Serra Geral, os capões que guardam segredos, as araucárias topetudas e a vegetação da quina dos peraus barbados de musgos multicoloridos formam a paisagem local. Fonte

Caminhos da Neve

Locais onde além do frio, a presença da neve é uma constante durante os invernos. A precipitação da umidade em forma de flocos de neve não depende somente da temperatura. Outros fatores são necessários estar combinados para que o fenômeno acorra. Esta ocorrência é mais comum nos municípios da serra do Rio Grande do Sul, Região dos Vinhedos, alguns municípios da Rota Romântica e Região dos Canions.

Considerando a maior constância do fenômeno, podemos listar nos Caminhos da Neve os seguintes municípios: Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus e Vacaria.

Deixe uma resposta