São João da Boa Vista

São João da Boa Vista tem sua altitude do Marco Zero do Município em 729 metros, localizada na Praça Governador Armando Sales. E pico mais alto é no Morro do Mirante com 1663 metros.
São João da Boa Vista está na região cristalina da Serra da Mantiqueira, proximidades de Lindóia e Serra Negra.

O clima é tropical quente e seus invernos não são rigorosos. Os dias são quentes no verão, mas a brisa agradável das noites refresca as madrugadas. Junto às serras, que funcionam como barreiras interceptoras das massas de ar que participam da formação do clima do Estado de São Paulo, há descarregamento maior da umidade, em forma de chuvas muitas vezes fortes e copiosas.

São João da Boa Vista

São João da Boa Vista


A temperatura do ar pode ser estimada em: média 28°C, máxima 34°C, mínima 5°C. Média no verão: 22°C e média no inverno: 18°C. Há um vento local que sopra do leste ou às vezes do sudeste ao qual os habitantes de São João da Boa Vista dão o nome de: “Boqueirão do Prata”.
São João da Boa Vista está a 113 Km de Campinas, 220 Km de São Paulo e quase equidistante de Curitiba e Rio de Janeiro em aproximados 640 Km. A população é de 80.059 habitantes, segundo o censo de 2007.

A cidade tem uma vida cultural de se destacar. Há diversas opções de atividades, locais de cultura e eventos ao longo do ano.

Teatro Municipal
Inaugurado em 1914 sendo restaurado e transformado em Centro Cultural da Região. Tombado pelo CONDEPHAAT. Possui capacidade para cerca de 760 pessoas.

Museu Histórico e Pedagógico Armando Salles Oliveira
Construção de 1870, possui acervo histórico. Pertence à prefeitura.

Museu de Arte Sacra da Diocese
Possui um acervo rico em paramentos dos séculos XIX e XX, em tecidos bordados á ouro e prata. Imagens em madeira do século XVIII, objetos religiosos, pinturas e mobiliário da época.

Espaço Cultural Fernando Arrigucci
Antiga Estação Ferroviária

Centro Cultural Pagu
Abriga a Biblioteca Municipal Jaçanã Altair com acervo completo de jornais, revistas, biblioteca infantil, sala de leitura de periódicos, gibiteca, mapoteca, grande quantidade de livros para pesquisa e leitura. Além do núcleo de informática Acessa São Paulo. O nome do Centro Cultural homenageia a escritora sanjoanense Patrícia Rehder Galvão (Pagú).

Casa do Artesão

Junto ao Centro Cultural também está a Casa do Artesão, onde vários artesãos da cidade expõem e vendem seus mais variados trabalhos.

Papyrus Livraria
Oferece inúmeras atividades: Café literário, Exposições de Obras de Artes, Tabuleiro de xadrez para o público em geral, além de ser livraria.

Cine Ouro Branco
Hoje uma das maiores salas de cinema do Brasil, com 920 lugares.

Deixe uma resposta