São Gabriel

25 de outubro de 2011

São Gabriel conta com uma população de 62 mil habitantes, 123 m de altitude e 321 Km de Porto Alegre.

A formação do povoado nas terras de São Pedro do Rio Grande começou a ser concebida nas discussões do Tratado de Madrid e Santo Ildefonso, celebrados entre os reis da Espanha e Portugal, para demarcar a posse das duas Coroas.

O povoado levaria o nome do anjo de devoção do vice-rei do rio da Prata, Dom Gabriel de Avilez y Del Fierro, denominado São Gabriel do Batovi. Sua fundação deu-se em 1846 e uma Lei Provincial eleva São Gabriel à condição de sede de município, com uma Câmara de Vereadores.

São Gabriel é conhecida também como a Terra dos Marechais: João Propício Mena Barreto, Fábio Patrício de Azambuja; do Presidente da República Hermes da Fonseca e Mascarenhas de Moraes. Terra de José Plácido de Castro, desbravador do estado do Acre, do romancista Alcides Maya e do Padre Leonel Franca, fundador da PUC do Rio de Janeiro.

O município possui duas estações bem definidas: o inverno e o verão. A temperatura média é de 17 graus e no verão o calor chega próximo aos 37 graus, devido a característica aplainada dos campos, que absorvem por igual a insolação. No inverno as geadas ocorrem numa média de 15 vezes por ano.

As bacias hidrográficas do Jacuí e o Ibicuí constituem o sistema hídrico do município. O rio Vacacaí possui um traçado aproximado norte-sul, curvando-se para nordeste até desembocar no rio Jacuí. Os outros rios são o Santa Maria e o Jaguari nas fronteiras do município. O divisor de águas fica localizado no Distrito de Tiarajú, bem na linha do Monumento a Batalha do Caiboaté.

São Gabriel possui três barragens a VAC 4, VAC 6 e VAC 7, que compõem o sistema irrigatório do rio Vacacaí. O sistema, construído em 1993, faz parte de um sistema de irrigação. A estiagem sempre trouxe problemas para os agricultores e para a população, que sofria com racionamentos e enchentes. As barragens hoje servem para a irrigação de lavouras e disciplinam o nível do rio.

Tags: , ,

One Response to São Gabriel

  1. Rio Grande do Sul « viageiro.com on 31 de outubro de 2011 at 7:16

    [...] São Gabriel [...]

Deixe uma resposta