São Francisco de Paula

Com uma população de cerca de 20 mil habitantes, São Francisco de Paula está a 945 m de altitude e tem seu ponto culminante a pouco mais de 1000 m.

Clima subtropical com verões agradáveis e invernos muito frios e com constante presença de neve, São Francisco de Paula, conhecida carinhosamente como São Chico por seus admiradores, guarda encantos para os olhos mais atentos.

Distante 112 Km de Porto Alegre, pode ser acessada seguindo de Taquara diretamente para São Chico ou vindo de Canela, cidade a 32 Km.

São Francisco de Paula surgiu no início do século XVIII, na condição de um paradouro no caminho das tropas de gado do Rio Grande do Sul em direção ao centro do país.

Teve como primitivos habitantes os índios Caaguaras que, em torno de 1700 foram dizimados, quer por bandeirantes, quer por razões de doenças. Conta-se que teve seu início com Pedro da Silva Chaves, um português que havia recebido uma gleba de terra nesta região. Ele doou uma pequena porção de suas terras, juntamente com reses, para patrimônio de uma igreja que ele mesmo viera a construir e onde seu filho rezava as missas. Como era devoto de São Francisco de Paula, o fundador da localidade batizou-a com o mesmo nome do santo.

O município teve a sua sede administrartiva inaugurada em 07 de janeiro de 1903. São Francisco de Paula é rica em lagos e cascatas, possuindo também um parque preservado pelo Ibama, onde é desenvolvido um projeto de remanejamento florestal.

A cidade de São Chico está próxima da Região dos Canions e muito fazem desta cidade sua sede para incursões a Itaimbezinho e Fortaleza, canions pertencentes a cidade de Cambará do Sul.

Caminhos da Neve

Locais onde além do frio, a presença da neve é uma constante durante os invernos. A precipitação da umidade em forma de flocos de neve não depende somente da temperatura. Outros fatores são necessários estar combinados para que o fenômeno acorra. Esta ocorrência é mais comum nos municípios da serra do Rio Grande do Sul, Região dos Vinhedos, alguns municípios da Rota Romântica e Região dos Canions.

Considerando a maior constância do fenômeno, podemos listar nos Caminhos da Neve os seguintes municípios: Nova Petrópolis, Gramado, Canela, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus e Vacaria.

Deixe uma resposta