Santa Maria do Herval

25 de outubro de 2011

Com 6300 habitantes, Santa Maria do Herval está a 371 m de altitude e a 73 Km de Porto Alegre.

Santa Maria do Herval é um dos municípios gaúchos que compõe a Rota Romântica, possuindo atrativos naturais e históricos que podem ser encontrados ao longo de suas dez comunidades.

O município destaca-se por sua produção agrícola, sendo grande produtor de hortifrutigranjeiros e, em especial, de batatas.

Santa Maria do Herval foi colonizado por alemães, possuindo inúmeras construções em enxaimel que fazem parte da história do município.

O município tem este nome em homenagem a Santa Maria, padroeira da 1º Igreja construída na localidade, a Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora. Também compõe a sua denominação a palavra “Herval” que ressalta uma característica da região, que é abundante em ervais. Em 12 de maio de 1988 ocorreu a emancipação política e administrativa do município.

Santa Maria do Herval é uma excelente opção de viagem para quem se dirige a Gramado e Canela. Ao invés de seguir por Nova Petrópolis, entrar a direita logo após a sede do município de Morro Reuter (acesso oposto ao Morro da Embratel). Daí segue-se por estrada não pavimentada, mas muito bonita.

Neste percurso, de onde se pode apreciar a vista da região metropolitana em dias claros, há restaurantes coloniais de ótima qualidade e pontos de apreciação da natureza e da cultura, através de arquitetura característica das colônias alemãs e de um idioma que se perdeu no tempo.

Em uma visita à região acompanhados de um cidadão vindo da alemanha, ele identificou traços do idioma que era lá falado no início do século passado.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta