Rio Pardo

Rio Pardo, cidade de 38 mil habitantes, está a 56 m de altitude e 137 Km de Porto Alegre.

Conhecida por suas ruas estreitas e históricas e suas construções antigas, Rio Pardo teve sua origem no Tratado de Madrid, assinado em 1750.

Para demarcar as fronteiras, o General Gomes Freire de Andrade mandou construir o forte Jesus Maria José, numa colina à margem esquerda do rio Jacuí. Ali se estabeleceu o regimento dos Dragões que ficaria famoso por resistir bravamente a todas as investidas por parte dos índios e espanhóis, não permitindo que a fortaleza fosse tomada. Estes feitos deram à cidade o título de Tranqueira Invicta.

Mais tarde, os açorianos aí se estabeleceram, deixando um forte legado nos costumes e tradições. Quando terminaram os conflitos, a Capitania do Rio Grande de São Pedro já estava formada e se tornou necessário estabelecer uma divisão administrativa. Foram então criadas, a 7 de outubro de 1809, as quatros primeiras vilas gaúchas: Rio Grande, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha e Rio Pardo.

O município de Rio Pardo foi instalado oficialmente em 20 de maio de 1811, com a posse da primeira Câmara de Vereadores. Desta grande extensão de terra, mais de 300 municípios já se desmembraram e muitos fatos históricos ocorreram.

One thought on “Rio Pardo

Deixe uma resposta