Praia da Pinheira

Localizada na Região da Grande Florianópolis, município de Palhoça, 50 Km ao sul da capital, 45 ao norte de Garopaba e 430 de Porto Alegre, a Praia da Pinheira é um paraíso. Sua natureza ainda está bastante preservada e isto deve permanecer pois a Pinheira está no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, área ambiental protegida por lei. A Praia está no município de Palhoça.

Windsurf, remo, vela, jetski e ski aquático são algumas das opções de laser na Pinheira. Para o surf há ótimas ondas na Prainha e na Guarda do Embaú. Opções ainda de mergulho nos costões da Ponta da Pinheira e do Papagaio. Caminhadas no morro da Pinheira e diversas outras alternativas.

A vila conta com cerca de 5 mil habitantes de origem açoriana que se ocupam da pesca e do comércio. Hoje há no local uma estrutura de apoio ao turista bastante boa e ainda há opções nas praias próximas, do Sonho e Guarda do Embaú.

A Praia da Pinheira é uma das praias mais freqüentada de Palhoça, recebendo grande fluxo de turistas de outros estados.

É dividida em duas praias: Praia de Baixo e Praia de Cima, situadas em oposição uma a outra.

Hoje a Praia da Pinheira não é só um povoado com pescadores de tradição açoriana, lojas, farmácias, padarias e pousadas provam que o desenvolvimento chegou ali, porém o progresso não apagou as marcas que caracterizam a praia: os ranchos dos pescadores e a paz da convivência entre os visitantes e nativos.
Praia de Cima – Praia do Engenho, Praia das Cabras ou Praia de Cima, são alguns dos nomes dessa pequena, mas bela baía de águas limpas, que se completa com a ponta das andorinhas e o costão da Praia de Baixo.

A Praia de Cima é uma das poucas praias do município que além de sua rara beleza, é protegida do vento sul pela sua posição geográfica.

One thought on “Praia da Pinheira

Deixe uma resposta