Porto Belo

Porto Belo

Porto Belo

Litoral norte de Santa Catarina, praias, porto turístico.

Cidade com mais de 170 anos de sua fundação e colonização predominantemente açoriana, Porto Belo tem como atrativo as belezas de suas praias e do relevo com grandes montanhas. Pertencente à região da Costa Esmeralda, Porto Belo tem suas vida econômica apoiada na pesca e no Turismo. A cidade recebe em todas as temporadas diversos navios de Cruzeiro que utilizam a qualidade de seu abrigo para aportar e propiciar aos navegantes uma ótima visita durante a viagem.

Fundada em 13 de outubro de 1832, tem suas datas festivas em 13 de outubro e 06 de agosto, consagração a São Pedro, padroeiro da cidade.

Com uma população pequena, de cerca de 13 mil pessoas, que se eleva para mais de 60 mil durante a temporada, Porto Belo possui uma rede de pousadas, hostel e casas de locação na temporada que permitem ótimas acomodações para a turista e o veranista.

Com temperatura média anual de 18ºC, permite aproveitar suas praias e sua natureza durante todo o ano.
Localizada no litoral Norte de Santa Catarina, faz divisa com Bombinhas e Itapema. Tem ainda proximidade
com as cidades de Itajaí, Penha, Balneário Camboriú e Florianópolis, esta a 65km de distância.
A maioria dos turistas chega a Porto Belo por via terrestre, pela BR-101. Há linhas regulares de ônibus de Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Tijucas e Florianópolis. Para quem vem pelo mar, Porto Belo está na Latitude 27°0928″, Longitude 48°3311″.

Existem dois aeroportos que servem a região: o de Navegantes, cerca de 60km ao norte, que recebe vôos domésticos, e o aeroporto internacional de Florianópolis.
Considerada uma das regiões mais bonitas do litoral brasileiro, Porto Belo tem em seu território algumas das praias mais concorridas do Estado e do Brasil. A população nativa conserva as tradições dos antepassados, com destaque para o folclore do Boi-de-Mamão, o Terno de Reis e a Queima de Cruzes. Visite a Praça dos Pescadores, a Enseada do Caixa D’Aço e o Morro da TV. Os engenhos de farinha, muitos ainda em atividade, são outro atrativo.

Antigamente dirigidos pelos senhores de engenho, são controlados hoje pelos descendentes dos escravos africanos que fugiam e se refugiavam no Sertão do Valongo – região onde ainda se pode encontrar resquícios arqueológicos de um antigo quilombo. Visite também a Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, construída em 1814 pelos escravos, com argamassa à base de óleo de baleia; a Primeira Casa, prédio mais antigo de Porto Belo, edificado pelo alferes José Vieira Rebelo em 1799, e a Casa do Dr Scheffler, de 1903, que fica ao lado da praça central.

Mapa Porto Belo, Itapema e Bombinhas

Visualizar Porto Belo, Itapema e Bombinhas em um mapa maior

HISTÓRICO – Apesar das incursões anteriores de marinheiros portugueses, espanhóis, franceses e holandeses, foi só em 1753 que começou a colonização de Porto Belo: a Coroa Portuguesa fundou ali um povoado e fixou nele alguns casais de imigrantes açorianos. Em 1818, o povoado – batizado de Enseada das Garoupas – foi elevado à condição de Colônia, com o nome de Nova Ericeira (mais de 100 moradores tinham vindo da localidade de Ericeira, em Portugal). Finalmente, em 13 de outubro de 1832, Nova Ericeira passou a chamar-se Vila de Porto Belo, devido à beleza natural do lugar.

Deixe uma resposta