Porto Alegre

26 de outubro de 2011
Porto Alegre

Porto Alegre

Com uma população de mais de 1.400.000 pessoas, clima subtropical com invernos gelados e verões quentes, Porto Alegre se apresenta com um ar de metrópole e alma de província.

Talvez seja a última das grandes cidades do país onde as pessoas ainda podem ir almoçar em casa no intervalo do expediante. É grande em área e em alma. Afinal é a Capital dos Gaúchos: povo aguerrido, forte, bravo, lutador. Foi este povo que provocou a mais conhecida guerra separatista do Brasil. Sim, a Guerra dos Farrapos, contada em verso e prosa e agora, recentemente, em mini séries televisivas. E foi vencedora pois o país passou a respeitar o povo rio-grandense como não fazia até então.

Em Porto Alegre se pode chegar pelo recentemente ampliado e remodelado Aeroporto Internacional Salgado Filho, aparelhado para grandes aeronaves. Também pelo Rio Guaíba se chega a esta cidade. Foi por esta via que se efetivou sua colonização (para os Porto Alegrenses o Rio Guaíba, embora lago, ainda se chama Rio Guaíba!). E, mais ao gosto e ao bolso da maioria dos mortais, pelas rodovias: BR 116 via serra, BR 101 e BR 290 via litoral e ainda as BR 158, BR 153 e BR 135.

Histórico: A região onde se localiza Porto Alegre foi habitada pelos índios Guaranis.
No século XVII, o tropeiro Jerônimo de Ornellas Menezes e Vasconcelos estabeleceu-se em um pequeno sítio às margens da Lagoa do Viamão, onde formou-se um povoado, dando início a colonização local.
Antes de ser considerada cidade teve quatro nomes:
- Porto de Viamão, (1732)
- Porto do Dorneles (1740)
- Porto dos Casais ou Porto de São Francisco dos Casais (1772)
- Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre (1773)

O aniversário de sua fundação é comemorado na data de 26 de março de 1772, quando um edital eclesiástico dividiu a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão em duas e criou a Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais.

A capital da província de São Pedro do Rio Grande do Sul foi criada em l773.

Em 1808, o Príncipe D. João elevou-a à categoria de Vila.
Pela Carta de Lei, de 14 de novembro de 1822, o Imperador D. Pedro I passou a Vila de Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre à categoria de Cidade.

Durante o período Brasil-Colônia e Brasil-Império, os municípios eram governados pela Câmara Municipal. Com a Proclamação da República (1889), a Câmara Municipal foi extinta, criando-se um Conselho Municipal e o Poder Executivo passou a ser exercido pelo Intendente, que dirigia “todos os serviços”. Como a Intendência Municipal necessitava de uma sede própria foi construído o Paço Municipal (1891-1901), verdadeira obra de arte da arquitetura. Com a Revolução de 1930 foi nomeado o primeiro Prefeito da Capital, passando a Intendência a chamar-se Prefeitura Municipal. Fonte

Porto ALegre

Porto Alegre - foto antiga

Metrópole e Província

Porto Alegre tem o corpo de uma metrópole, o espírito cosmopolita e a alma de uma província.

Quem nas ruas de Porto Alegre circula, espanta-se com a perenidade de sua vegetação, de seus morros e lago; deleita-se com a perdurância de seus prédios históricos – guardiões de memórias – e admira-se com a freqüência dos encontros nas calçadas. Agrega-se a esse cenário, onde o tempo parece ter parado, o vai-e-vem acelerado da cidade; a arquitetura ícone da modernidade e a heterogeneidade cultural – atributos da estética dos grandes centros urbanos.

Informações Gerais

Fundação oficial: 26 de março de 1772
Localização: Latitude S – 30º / Longitude W – Greenwich 51º.
Capital mais meridional do Brasil.
Altitude: 10m
Área: 476,3 km2
Relevo: Possui espaços de planície mas está circundado por 40 morros que abrangem 65% da sua área, limitada por uma orla fluvial de 72Km.
População: 1.416.363 habitantes (Fonte: IBGE/2004)

Indicadores:
Expectativa de vida- 71,4 anos
Crescimento da população- 1,25% ao ano
População alfabetizada- 91%
Coleta de esgoto- 83%
Abastecimento de água- 99%
Abastecimento de energia elétrica- 98%

Títulos e Conquistas:

Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil (Organização das Nações Unidas/ONU 1996, 1998, 2002)

Melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as metrópoles nacionais, segundo dados da ONU e do Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada/IPEA, 2001

Orçamento Participativo, um dos 40 melhores modelos de Gestão Pública Democrática/Programa Habitat da ONU

2ª Melhor Cidade Brasileira para Investimentos, pela Revista Exame 2000

Uma das cidades com maior potencial de crescimento mundial e uma das mais preparadas para receber investimentos nos próximos dez anos, segundo o levantamento World Winning Cities, da consultoria inglesa Jones Lang LaSalle que analisou mais de cem municípios em todo o mundo. Porto Alegre é a única brasileira entre as 24 recomendadas no estudo/2004

Prêmio Prefeito Criança 1999, 2000, 2001/ABRINQ

Carris, a melhor empresa de transporte urbano do país, Top de Marketing e Top Of Mind, segundo a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros/ANTP-1999,2001 e 2002

Cidade Educadora, prêmio conquistado na Espanha

Capital Cultural do Mercosul 2000

Destaque na categoria Controle da Poluição no 12º Prêmio Expressão de Ecologia/Revista Expressão/2004, com o case Os Ares de Porto Alegre-Campanha Cidades pela Proteção Climática

Hospital de Pronto-Socorro – referência nacional em pronto-atendimento

Porto Alegre

Porto Alegre - Prefeitura

Porto Alegre:
- está entre as cidades mais arborizadas do mundo, com mais de um milhão de árvores, 409 praças, reserva biológica, nove parques urbanos e a maior concentração de pássaros do país.
- localiza-se no centro do Mercosul, posição privilegiada em relação a outras cidades brasileiras.
- possui afinidade cultural, comercial e idiomática com os países do Prata, fato relevante na integração do Estado ao Mercosul.
- primeira cidade a implantar os Conselhos Tutelares e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
- tem um trânsito modelo no país.
- é referência nacional na Coleta Seletiva de Lixo, com 100% de recolhimento.
- possui o maior índice brasileiro de creches comunitárias.
- 1ª cidade da América Latina a possuir um Plano Diretor de Drenagem Urbana.
- escolhida pela ONU, junto com outras três da América Latina (Lima, Loja e San Salvador) para integrar experiência piloto sobre Cooperação Intermunicipal, dentro do Projeto Apoio de Voluntariado das Nações Unidas à Solidariedade Internacional Municipal.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta