Pomerode

Pomerode

Pomerode

Cidade mais alemã do País, Pomerode é sinônimo de tradição, beleza natural e qualidade de vida. É o principal pólo gastronômico da região.

Fundade em janeiro de 1959, Pomerode te 22 mil habitantes de origem quase total de alamães. A cidade está no Vale do do Itajaí, a 32km de Blumenau. Está a 85 m do nível do mar e nas proximidades de Rio dos Cedros, Indaial, Jaraguá do Sul e Timbó.

A cidade conta com um dos mais diversificados parques industriais do Estado, incluindo metalúrgicas, confecções, indústrias químicas e moveleiras. A empresa mais tradicional de Pomerode é a das Porcelanas Schmidt. A agricultura é responsável por 7% da arrecadação municipal.

Em 1861, algumas famílias vindas da Província da Pomerânia, no norte da Alemanha, chegaram ao Médio Vale do Itajaí e instalaram-se ao longo do rio do Testo, dando origem ao municípiode Pomerode.

Desmembrada de Blumenau em 1959, Pomerode mantém o fascínio de uma pequena comunidade e a forte influência alemã em seus costumes – a dedicação ao trabalho, o respeito à fé religiosa, a arquitetura enxaimel, as sociedades de caça e de tiro, as danças folclóricas, as bandinhas e delícias culinárias que só são encontradas na cidade.

A maior prova de apego às tradições da terra natal é sentido no uso freqüente do idioma alemão pela maioria dos moradores e por manterem como feriado o dia posterior à Páscoa e o Natal, como é costume na Alemanha.

Na cidade há bons hotéis, com atendimento de qualidade e bons serviços.

One thought on “Pomerode

Deixe uma resposta