Atrativos Turísticos de Poá

Obelisco

Foi construído para marcar a passagem de Dom Pedro I por Poá, fica no atual Jardim Obelisco.

Secretaria de Segurança Pública de Poá

Já abrigou um convento e um escola, conserva prédio original

Abrigo Batuíra

Instituição filantrópica, é proprietária da maior área verde do centro e conserva prédios da época da emancipação.

Reino da Garotada

Instituição filantrópica, conserva prédios da década de 40.

EMEI Padre Eustáquio

Primeiro grupo escolar do município, conserva prédio original.

Estação Calmon Viana

Conserva o prédio de 1934

Casa da Estação

Já foi a casa do chefe da Estação Poá hoje, restaurada, abriga um museu.

Praça Guido Guida e Praça da Bíblia

Unificadas em 2007, possui espelho-d`água, pista de caminhada, canteiros e playground.

Praça de Eventos

Local onde são realizados os maiores eventos da cidade

Rotatória Padre Eustáquio

Construída em homenagem ao pároco.

Fonte Áurea

Onde é extraída a Água Mineral Poá

Balneário Municipal Vicente Leporace

Construído na década de 70, foi fechado ao público e é utilizado como um centro de fisioterapia, existe um projeto para transformá-lo em um parque aquático.

Expoá

Por haver uma grande quantidade de orquidófilos em Poá e em todo o Alto Tietê, por causa do clima favorável ao cultivo da planta, foi criada em 1970 a Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais de Poá, mais conhecida como EXPOÁ, com o objetivo “incrementar o turismo do município, assim como o de prestar um homenagem à natureza”. A exposição é reconhecida pela Secretaria Estadual de Esportes e Turismo de São Paulo do Governo do Estado e faz parte desde 1976 do Calendário Nacional do Instituto Brasileiro do Turismo. É realizada todos os anos no mês de Setembro.

Capela de Santa Cruz

Na década de 1910 foi fundado uns dos primeiros templos religiosos de Poá: a Capela de Santa Cruz. Ela foi construída em terreno da Chácara dos Vianas, mais precisamente onde hoje está a portaria do Abrigo Batuíra, na Rua 26 de Março. Era uma pequena capela de Pau-a-pique dedicada ao culto de Santa Cruz.

Igreja Matriz – Capela de Nossa Senhora de Lourdes

Muito antes da expansão demográfica de Poá se pensou em construir um templo religioso católico. O subdelegado Sebastião Ferreira dos Santos, que doou o terreno para a obra da capela. Em 14 de novembro de 1917, inaugurou-se a Capela-mor para onde vinham padres redentoristas para administra-la provenientes de Itaquaquecetuba e Penha de França, em São Paulo. Foi construída com verbas provenientes de quermesses, leilões e tido a colaboração de oleiros, pedreiros, comerciantes e sitiantes. Por volta de 1923 a Capela de Nossa Senhora de Lourdes foi agraciada com uma escadaria de pedra trabalhada, por doação de Bejamim Avelar. Com seu desenvolvimento, em 23 de novembro de 1924, fundou-se o Apostolado da Oração.

Capela de Santo Antônio

Apesar da existência da Capela de Nossa Senhora de Lourdes, os moradores do lado de baixo da estação ferroviária decidiram fundar um outro templo Católico no povoado: a Capela de Santo Antônio. Consta, que teria sido recebido previsão da celebração de missa no dia 6 de junho de 1923. Reconstruída entre as décadas de 1920 a 1930 passou a denominar-se Capela de Santo Antônio, homenagem ao padroeiro do matrimônio.

Deixe uma resposta