Penha

Penha

Penha

Penha tem atrações como a bicentenária Festa do Divino, as construções históricas, belas praias e é Terra do Beto Carrero World. A cidade é a maior produtora brasileira de marisco.

Fundada em 19 de julho de 1958, tem, além do turismo, a pesca e a maricultura como o forte da sua economia, que ocupa o primeiro lugar no Brasil no cultivo de marisco. A produção chega a 3.500 toneladas anuais.

Com população de 18.000 habitantes de base Açoriana, Penha está no Litoral Norte/SC, a 120km de Florianópolis. Tem clima temperado úmido e está próximo de Itajaí, Porto Belo, Bombinhas, Blumenau, Navegantes, Joinville, Barra Velha.

A História de Penha começa no século XVIII, com a chegada de açorianos atraídos pela pesca da baleia, abundante na costa catarinense àquela época. Esses colonizadores se fixaram na costa da Baía do Itapocorói, que servia de atracadouro para embarcações, fundando a Armação dos Baleeiros do Itapocorói.

É a construção da Capela de São João Batista, em 1759, que marca efetivamente o início do antigo povoado. Diversas construções foram surgindo em torno da capela e transformaram a Armação num importante pólo econômico. Com a diminuição dos cardumes de baleias, ganham importância a pesca artesanal e o comércio rudimentar de subsistência. A partir do século XIX, expande-se com rapidez a Freguesia de Nossa Senhora da Penha, que passa a centralizar o então distrito de Itajaí, emancipando-se em 1958.

Deixe uma resposta