Nova Petrópolis

Nova Petrópolis

Nova Petrópolis

Nova Petrópolis desfruta o privilégio de estar na Rota Romântica além de fazer parte da Região das Hotências. A cidade é destino certo de turistas por suas qualidades e infra estrutura e seu comércio. Ainda tem o privilégio de estar no caminho para Gramado e Canela, para quem gosta da subida pela Serra, via BR116, uma estrada bastante sinuosa e muito bonita.

Com sua colonização alemã, a cidade tem nos parques e construções os traços culturais deste povo. Sua gastronomia e a indústria de malhas são grande atrativo para turistas provenientes de todos os lugares, sendo privilegiada pelo turismo de final de semana, proveniente de Porto Alegre e arredores.

A estrutura hoteleira com pousadas e hotéis de boa qualidade além de uma boa rede de restaurantes oferece o suporte para o turista que busca a região.

Os imigrantes alemães vindos da região da Pomerônia, Boêmia, Saxônia e Husrück, iniciaram o processo de colonização da região em 7 de Setembro de 1858.
Como uma homenagem ao Imperador do Brasil, Dom Pedro II, e salientando as belezas da região que se igualava à cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro, os imigrantes batizaram sua região como Colônia Provincial de Nova Petrópolis.
Originado, então, da Colônia Provincial de Nova Petrópolis, o município mantém os traços da cultura alemã, com suas festas típicas, comidas características e a arquitetura que rememoram sua história.

Marcando bem seus traços culturais, os habitantes preservam dentro do Parque Aldeia do Imigrante, a réplica de uma aldeia do início da colonização, um Biergarten (jardim da cerveja), quiosques de dança e lojinhas com produtos típicos.

A cidade, que está na Rota Romântica às margens da BR116, tem acesso rodoviário por esta rodovia ou pela RS 235. Conta com uma população aproximada de 19800 habitantes e oferece uma estrutura muito boa para o Turista. Com 600 metros de altitude acima do nível do mar, o clima da região propicia uma apreciação sem culpas da boa gastronomia da região.

Caminhos da Neve

Locais onde além do frio, a presença da neve é uma constante durante os invernos. A precipitação da umidade em forma de flocos de neve não depende somente da temperatura. Outros fatores são necessários estar combinados para que o fenômeno acorra. Esta ocorrência é mais comum nos municípios da serra do Rio Grande do Sul, Região dos Vinhedos, alguns municípios da Rota Romântica e Região dos Canions.

Considerando a maior constância do fenômeno, podemos listar nos Caminhos da Neve os seguintes municípios: Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus e Vacaria.

Deixe uma resposta