Navegantes

Totalmente voltada para o mar, a cidade de Navegantes é sede de uma das maiores festas do Estado: a de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos pescadores do sul do Brasil.

Cidade fundada em 26 de agosto de 1962 tem sua base econômica no mar, com destaque para as várias indústrias de pescado. Navegantes é o terceiro maior centro pesqueiro da América Latina, o primeiro do País e sedia a maior empresa brasileira de pescado, a FEMEPE. O município conta com 40 estaleiros grandes e pequenos e já foi o segundo maior parque de construção naval do Brasil.

Hoje com 40 mil habitantes de origem açoriana, está a 92 Km de Florianóplis e próximo de Itajaí, Balneário Camboriú, Penha, Itapema.

O clima predominante é o temperado, com estações bem definidas. A temperatura média é de 20ºC.

Em 1700, viviam na margem norte do Rio Itajaí-Açu e ao longo das praias, no atual território de Navegantes, mais de 40 famílias de pescadores e agricultores de origem açoriana. O primeiro morador teria sido João Dias D`Arzão, chegado de São Francisco do Sul em busca de minerais preciosos. A cidade fez parte de Itajaí por muitos anos, tornando-se independente em maio de 1962. Navegantes é mais conhecida por seu aeroporto, o segundo maior do Estado, de onde decolam mais de 20 vôos diários, possibilitando conexões para todo o País e o Exterior.

One thought on “Navegantes

Deixe uma resposta