Monte Alegre dos Campos

Com pouco mais de 3 mil habitantes e a 926 m de altitude, Monte Alegre dos Campos está na Região dos Campos de Cima da Serra. Clima frio no inverno e agradável no verão, está a 280 Km de Porto Alegre.

O município de Monte Alege dos Campos está situada na região nordeste do Estado. Seu relevo é formado por campos e serras, sua bacia hidrográfica é composta pelos rios Quebra-Dentes, das Antas e Governador. Teve origem do oitavo distrito de Vacaria, antiga Vila Esteira.

A população é formada basicamente por cidadãos de origem italiana e portuguesa e alguns poloneses. Está dividida em doze comunidades. A economia local baseia-se principalmente na fruticultura e pecuária, sendo o quarto maior produtor de maçãs do Rio Grande do Sul, o décimo quinto de uva e o segundo de pêra.

A principal atividade cultural do município de Monte Alege dos Campos é a Festa Municipal da Uva, realizada a cada dois anos. Possui ainda diversidade em belezas naturais.

Caminhos da Neve

Locais onde além do frio, a presença da neve é uma constante durante os invernos. A precipitação da umidade em forma de flocos de neve não depende somente da temperatura. Outros fatores são necessários estar combinados para que o fenômeno acorra. Esta ocorrência é mais comum nos municípios da serra do Rio Grande do Sul, Região dos Vinhedos, alguns municípios da Rota Romântica e Região dos Canions.

Considerando a maior constância do fenômeno, podemos listar nos Caminhos da Neve os seguintes municípios: Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus e Vacaria.

Deixe uma resposta