Mafra

Colonizada por diversos povos, Mafra mantém vivas as tradições dos seus antepassados, transformando-se em pólo de riqueza e diversidade cultural no Planalto Norte.

Fundada em setembro de 1917, Mafra tem hoje próximo de 50 mil habitantes, das etnias alemã, polonesa, tcheca e ucraniana. Sua economia está baseada na Agropecuária e indústria e ainda destaca-se mundialmente pela produção de mel.

Mafra está no Planalto Norte, a 310km de Florianópolis, 809 m de altitude e está próxima de: Três Barras, Porto União, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Papanduva, Monte Castelo, Itaiópolis.

O município de Mafra tem sua História ligada à de Rio Negro, no Paraná, pois antes da fixação dos atuais limites entre os dois Estados, ambas as cidades formavam um único município.

Até o século XVIII a região era habitada por índios botocudos. A partir de então se tornou caminho e pouso para tropeiros, especialmente depois da abertura da Estrada da Mata. Os ciclos da madeira e da erva-mate trouxeram desenvolvimento para a região, que aos poucos foi adquirindo autonomia econômica, até tornar-se cidade em 1917, depois da Guerra do Contestado.

One thought on “Mafra

Deixe uma resposta