Lauro Muller

Portal da Serra de Santa Catarina, no início da Serra do Rio do Rastro, Lauro Müller é o Berço Histórico do Carvão Nacional.
Fundada em 06 de dezembro de 1956, tem sua base econômica na extração de carvão mineral.
Com 14 mil habitantes de origem italiana, Lauro Müller está no Sul do Estado, a 190 Km de Florianópolis, e nas proximidades de Orleans, Bom Jardim da Serra, Tubarão, Urussanga, Criciúma.

Com clima temperado e temperaturas máximas de 37ºC e mínima de -2ºC, numa altitude de 220m acima do nível do mar, a cidade é uma ótima opção de passeio e caminho para a Serra do Rio do Rastro.

Colonizada por imigrantes italianos, Lauro Müller é também conhecida como o Berço Histórico do Carvão Nacional. Surgiu aproximadamente em 1827, em função da exploração do carvão mineral, quando os tropeiros que passavam pela Serra do Rio do Rastro, em intercâmbio comercial entre os campos de Lages e Laguna, descobriram que as pedras pretas com que acendiam as fogueiras eram incandescentes. A exploração efetiva do carvão só começou em 1874, com a construção da estrada-de-ferro Dona Thereza Christina, que ligava o porto de Imbituba à cidade. Em 1922, com a emancipação política de Orleans, Lauro Müller tornou-se vila, passando a município em 20 de janeiro de 1957.

Deixe uma resposta