Joinville

Joinville

Joinville

Maior cidade de Santa Catarina, Joinville tem franceses na origem de sua história, mas foram os alemães, suiços e noriegueses que a colonizaram.

Fundada em 09 de março de 1851, possui hoje 450 mil habitantes, clima temperado com médias entre 15º e 25ºC e está às margens da Baía da Babitonga, por onde se podem fazer passeios e chegar a São Francisco do Sul.

É a origem do caminho dos príncipes e está próxima das cidades: Guaruva, Balneário Barra do Sul, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Corupá e São Francisco do Sul.

Sua história começou com o casamento que celebrou a união da família imperial brasileira e a realeza francesa. A terra onde hoje está a cidade foi doada ao Príncipe de Joinville, em 1843, como dote da princesa Carolina, irmã do imperador Dom Pedro II.

Em março de 1851 chegaram os primeiros 118 imigrantes alemães e suíços, seguidos de um grupo de 74 noruegueses. Do ano de fundação até 1897, foram trazidos 28.000 imigrantes germânicos – operários, intelectuais, agricultores e profissionais liberais, que fugiam da Europa em busca de oportunidades no Brasil. Assim nasceu a Colônia Dona Francisca, que passou a chamar-se Joinville em homenagem ao Príncipe de Joinville. Os imigrantes trouxeram na bagagem o espírito de luta e de trabalho e, embora enfrentando toda sorte de dificuldades, conseguiram transformar uma terra inóspita e selvagem na maior cidade do Estado e num dos mais sólidos parques industriais do País. Desde então, Joinville não parou de atrair gente de todo lugar do mundo – apenas um terço de seus 450.000 habitantes é natural do município. Hoje, Joinville é responsável por quase um quinto de tudo que o Estado exporta.

É conhecida como Cidade dos Príncipes e Cidade das Flores.

One thought on “Joinville

Deixe uma resposta