Joaçaba

Pólo econômico e político do meio-oeste catarinense, Joaçaba foi fundada em agosto de 1917.

Sua atividade econômica principal é a indústria, em especial o setor metal-mecânico, processamento de madeira e produtos alimentícios. O comércio também é bem desenvolvido, já que muitas cidades vizinhas têm no turismo a atividade econômica principal e Joaçaba está estrategicamente localizada no centro da região.

Joaçaba tem 24 mil habitantes com base das etnias italiana e alemã. Localizada no Meio-oeste, no vale do rio do Peixe, a 414km de Florianópolis e 522 m de altitude. As cidades próximas de Joaçaba são: Água Doce, Erval Velho, Lacerdópolis, Ouro, Herval D`Oeste, Luzerna, Catanduvas, Jaborá, Irani.

Joaçaba foi colonizada, a partir de 1900, por descendentes dos imigrantes italianos e alemães vindos do Rio Grande do Sul. A cidade pertenceu ao Paraná até 1916, quando suas terras foram definitivamente anexadas a Santa Catarina.

Tornou-se município em 1917. A cidade já teve a economia baseada na extração de madeira e no cultivo de erva-mate. Atualmente, com um grande e diversificado parque industrial, é considerada a maior cidade do meio-oeste e pólo econômico da região.

Joaçaba destaca-se principalmente pela infra-estrutura hoteleira e gastronômica.

Deixe uma resposta