Jaquirana

27 de outubro de 2011

Com pouco mais de 5 mil habitantes, Jaquirana está a 920 m de altitude, 209 Km de Porto Alegre e tem um clima muito frio no inverno, com geadas e neve.

Na época do descobrimento, o vasto planalto hoje pertencente ao território de Jaquirana era ocupado por índios Caingangues. No século XVII, chegaram os missionários jesuítas e implantaram a criação extensiva de gado. Os bandeirantes paulistas também lá estiveram, exercendo suas atividades escravagistas e buscando os rebanhos deixados pelos jesuítas.

No início do século XVIII os europeus e luso-brasileiros começam a marcar sua presença na região, representados por tropeiros e contrabandistas de gado.

Em 1807, o Rio Grande do Sul cria a sua primeira estrutura administrativa territorial, formando quatro municípios. Um deles era Santo Antônio da Patrulha, que continha o município de Jaquirana em seu território até 1878. A partir daí, a região onde hoje é Jaquirana passa a pertencer a São Francisco de Paula, emancipando-se em 1987. O nome do município é de origem indígena e significa cigarra cantadeira.

A história do Distrito de Jaquirana começa na época do desbravamento e da colonização da serra gaúcha, com a penetração dos colonizadores italianos e alemães em busca do “ouro branco” e da madeira.

Diversos núcleos foram estabelecidos, alguns migraram para as regiões dos vales dos rios, destacando a região das Antas e das Tainhas.

Nessa época, as florestas de coníferas, principalmente a araucária, eram abundantes e formavam um imenso tapete verde.

No ano de 1900, um grupo reuniu-se para formar um povoado. Compraram meia colônia de sesmaria dos “Machado” e meia colônia dos “Fernandes”. Este povoado, no ano de 1916, foi reconhecido como Distrito, pelo então Município de São Francisco de Paula.

Jaquirana é um termo originário do Tupi-Guarani e significa “cigarra” (yaquirana).
Caminhos da Neve

Locais onde além do frio, a presença da neve é uma constante durante os invernos. A precipitação da umidade em forma de flocos de neve não depende somente da temperatura. Outros fatores são necessários estar combinados para que o fenômeno acorra. Esta ocorrência é mais comum nos municípios da serra do Rio Grande do Sul, Região dos Vinhedos, alguns municípios da Rota Romântica e Região dos Canions.

Considerando a maior constância do fenômeno, podemos listar nos Caminhos da Neve os seguintes municípios: Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus e Vacaria.

Tags: , , ,

One Response to Jaquirana

  1. Rio Grande do Sul « viageiro.com on 30 de outubro de 2011 at 23:05

    [...] Jaquirana [...]

Deixe uma resposta