Itajaí

Itajaí

Itajaí

A cidade de Itajaí, situada na foz do Rio Itajaí-açu, é o principal porto do estado de Santa Catarina. Cidade de origem Açoriana ainda mantém traços da cultura em suas ruas, casarios e na gastronomia.

Contando com praias de muita qualidade e algumas procuradas por surfistas, a cidade vive toda a atividade de negócios que envolve o porto, toda a movimentação em sua Universidade (UNIVALI) que atende cidades do entorno e, nos finais de semana, é procurada por pessoas que vem desfrutar de sua estrutura para o lazer quer nas praias, na pesca junto ao cais ou no surf.

A colonização de Itajaí começou com a chegada do paulista João Dias D`Arzão, em 1658. Em 1750, o desembarque de uma nova leva de imigrantes das ilhas da Madeira e dos Açores – que se espalhou ao longo de toda a costa, de Laguna a São Francisco do Sul – traz novo ânimo à cidade. Mas foi somente a partir de 1823 que o povoado começou a se organizar: ganhou uma capela, um cemitério e a primeira escola, em 1835. O município de Itajaí foi oficialmente reconhecido em 1860. Muito antes da fundação do povoado, navios já atracavam no Porto de Itajaí, que desde aquela época tem sido a principal fonte econômica da região.

Itajaí

Itajaí - Rio Itajaí

Deixe uma resposta