Imaruí

A influência da colonização açoriana se faz presente no dia-a-dia da cidade de Imaruí, tanto na arquitetura como nas festas e manifestações religiosas.
Fundada por Açorianos em setembro de 1890, Imaruí tem na pesca sua principal fonte de economia, seguida da agricultura, onde se destaca o arroz a farinha de mandioca. A cidade também está investindo no turismo rural, tendo ótimas pousadas.

Imaruí tem 13 mil habitantes, está na região Sul do estado, na microrregião de Tubarão, a 22km de Imbituba e a 128km de Florianópolis.

Suas cidades vizinhas são Imbituba, Laguna, Capivari de Baixo, Tubarão, Gravatal, Paulo Lopes, Armazém e São Martinho.

Contam os historiadores que a primeira colonização da região onde hoje está Imaruí ocorreu antes de 1800 e foi realizada por um grupo de pescadores oriundos de Laguna. Em 1833, foi criada a Freguesia de São João Batista do Imaruí, que se tornou distrito de Laguna.

Um dos colonizadores foi o gaúcho João Vieira da Rocha, que acompanhou os farrapos até Laguna e que mais tarde mudou-se para Imaruí em companhia dos filhos. A guerra que se seguiu à instalação da República Juliana, onde ocorreu o trágico episódio da conhecido como o massacre de Imaruí fez com que muitas famílias deixassem Laguna para morar em Imaruí, por volta de 1839.

Imaruí passou à categoria de município em 27 de agosto de 1890, e o nome foi dado por uma tribo de índios que habitava o local: vem do mosquito maruim, comum na região.

One thought on “Imaruí

Deixe uma resposta