Içara

Içara tem algumas das maiores atrações do sul do Estado numa região rica em lagoas, boas praias e plataformade pesca.

Maior produtora de mel do Brasil, Içara também se dedica ao cultivo do fumo, principal produto do município. Também são importantes a indústria e o comércio, além do turismo. É o maior produtor de descartáveis plásticos da América Latina.

Com 48 mil habitantes de origem italiana, fica a 180 Km de Florianópolis e visinha a Crciúma. Está próxima de Tubarão, Sombrio, Araranguá, Jaguaruna e Morro da Fumaça.

Assim como grande parte das cidades da região, Içara tem sua História ligada à construção da estrada-de-ferro Dona Thereza Christina e pertenceu a Criciúma. Com o início das obras, muitas famílias de origem italiana deslocaram-se da sede do município para instalar-se ao longo da ferrovia, fundando povoados e distritos. Içara desmembrou-se de Criciúma em 1961.

Parte do território de Içara está no litoral, responsável pela multiplicação da população da cidade durante o verão. São 20km de praias, entre as quais destaca-se a Praia do Rincão, com 7km de extensão. Além de muito limpa, a praia tem duas plataformas de pesca que entram mar adentro e um museu arqueológico. Privilegiada pela natureza, Içara tem 7 lagoas, sendo uma de água salgada e as outras 6 de água doce – a maioria própria para a pesca. Destaque para a Lagoa dos Esteves, a maior lagoa do sul do Estado, que sedia o Campestre Iate Clube desde 1968 e tem completa infra-estrutura turística. Não deixe visitar a Casa da Cultura Cônego Bernardo Junkes

Deixe uma resposta