Guarujá

Guarujá

Guarujá

Fundada em 02 de Setembro de 1.893, como empresa balneária, Guarujá, contava com um hotel, um cassino e 50 chalés. Passou à Prefeitura Sanitária de Guarujá em 1.926 e somente em 30 de junho de 1.934 conseguiu completa autonomia, pela lei dos Municípios.

O Município de Guarujá encontra-se localizado no Estado de São Paulo, na região de Santos, litoral do estado. São seus limites o Município de Santos, do qual o separa o Canal de Bertioga, e o Oceano Atlântico. Situa-se na Ilha de Santo Amaro, a qual ocupa integramente e dista 82 quilômetros de São Paulo.

Com clima Intertropical – Quente e úmido, Guarujá tem temperaturas entre 10º C e 38º C. A sede municipal está a uma altitude média de 2,00 metros acima do nível do mar.

Para quem vem pelo mar, Guarujá está na 23º latitude sul, 46º15 longitude Oeste.

A área do Município de Guarujá é constituída pela Ilha de Santo Amaro, banhada a oeste pelo estuário de Santos, ao norte pelo canal de Bertioga e ao sul e leste, pelo Oceano Atlântico.

Guarujá Asturias

Guarujá Asturias

O relevo da Ilha de Santo Amaro é decorrência de sua situação geográfica. Sob este ponto de vista, toda a Baixada Santista é constituída por um embasamento cristalino de idade pré-devoniana e por uma cobertura sedimentar cenozóica.

Assim, basicamente é constituída por regiões acidentadas, onde aflora o embasamento cristalino e plantas nas áreas de sedimentação. Como as áreas urbanas desenvolveram-se nas áreas planas, pode-se afirmar que tanto o Guarujá como Vicente de Carvalho, apresentam uma topografia plana, com pequenas diferenças de cota entre os pontos altos e os baixos. Muitas de suas áreas foram conquistadas aos mangues, através de aterros.
Segundo o censo/2000, a população fixa da Ilha de Santo Amaro é de 265.155 habitantes. Deste total, 136.830 pessoas residem no distrito de Vicente de Carvalho e 128.325 em Guarujá.

Deixe uma resposta