Guarani das Missões

Com uma população de 8660 habitantes e a 273 m de altitude, Guarani das Missões tem clima subtropical e está a 480 Km de Porto Alegre.

Guarani das Missões é o maior centro da colonização polonesa do país. Em 1991 foi comemorado o Centenário da Imigração Polonesa e criado o BRASPOL, entidade representativa desta etnia. Além dos poloneses, fizeram parte do povoamento da região os imigrantes italianos, alemães, russos e portugueses.

A cidade possui fontes de água mineral e fica próxima ao balneário Tio Érico, localizado na Linha do Rio, nas proximidades do Rio Comandaí.

Considerada a Capital Polonesa dos Gaúchos, sua colonização iniciou em 1891. Os primeiros colonizadores foram os suecos. Depois vieram os poloneses e os nativos e também, italianos, alemães, russos, portugueses, tchecoslovacos, austríacos, espanhóis, ucranianos e outros. Hoje existe uma grande miscigenação de etnias.

A denominação Guarani das Missões foi assumida em 1950. É de origem indígena e se refere aos índios Guaranis que aqui habitavam.

O Município foi criado pela Lei Estadual nº 3.699 de 31 de janeiro de 1.959 e a instalação ocorreu, no dia 27 de maio do mesmo ano, com a posse do primeiro Prefeito e da Câmara de Vereadores, data em que se comemora o Dia do Município.

Guarani das Missões, situada na região das Missões, Zona Noroeste do Estado, fazendo parte da Rota Turística Missões.

Conheça a Rota das Missões…

Deixe uma resposta