Guaporé

24 de outubro de 2011
Guaporé

Guaporé

Com mais de 21 mil habitantes, altitude de 450m, Guaporé está a 200 Km de Porto Alegre. Seu clima é subtropical e, por sua altitude, tem temperaturas agradáveis no ano todo.

Guaporé foi povoada por índios do grupo Gê, da Nação Ibia ou Cainghn. Seu nome significa, na língua indígena, Vale Deserto. Em 1635 o missionário e jesuíta Padre Francisco Jimenez realizou expedição para reconhecimento das margens dos rios Guaporé, Taquari, Guaíba e das Antas. As primeiras famílias chegaram ao lugarejo, fixando-se nas ribeirinhas. Entre suas atrações está o Autódromo Internacional de Guaporé, o segundo do Estado. Fonte

Em 1892, foi criada a colônia de Guaporé, nas terras pertencentes aos municípios de Lajeado e Passo Fundo. O nome provavelmente é originário do guarani, sendo discutivel seu significado (provavelmente “vale deserto” ou “rio encachoeirado”).

O diretor da colônia, o engenheiro José Montauri de Aguiar Leitão, designou o engenheiro Vespasiano Correa à incumbência de demarcar as terras e loteá-las. Foram demarcados 5000 lotes, de medida variável entre 25 e 30 hectares. Logo chegaram migrantes provindos das primeiras colônias italianas do estado (principalmente Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Veranópolis), de modo que em 1896 a colônia contava com 7000 habitantes, em sua maioria italianos, incluindo alguns alemães, poloneses, russos e austríacos.

Em 1897 foi criada a Paróquia Santo Antônio, pertencente à diocese de Porto Alegre, sendo o primeiro pároco o Pe. Antônio Pertile. Em 1900 a colônia possuía 13.727 habitantes. Com o desenvolvimento e prosperidade o município foi criado em 11 de dezembro de 1903, tendo como primeiro intendente o engenheiro Vespasiano Correa.

Em 1910, Guaporé possuía 30 mil habitantes, com 170 prédios e 1020 moradores no centro, fornecido de praça, telégrafo, correio, a primitiva Igreja Matriz. Seus principais produtos agrícolas eram arroz, feijão, milho, soja, laranja e uva. Contava com 82 casas de negócios e algumas indústrias, destacando-se na produção de aguardente, banha, vinho, ovos, queijo.

Depois Guaporé perdeu seus distritos, tais como em 1954, com a instalação do município de Marau, Guaporé perdeu seu 7° distrito, o de Maria (posteriormente, município de Vila Maria), além dos distritos de Casca, Evangelista e São Domingos do Sul, que formariam o município de Casca. Em 1959 emancipou-se de Guaporé o distrito de Muçum, e um ano seguinte em 1960 o distrito de Serafina Corrêa. Fonte

Conheça o Autódromo Internacional de Guaporé: Palco de belíssimas provas automobilísticas, incluindo a Fórmula Truck, que neste ano se realizou em 14 de Abril, atraindo um público estimado em 60 mil pessoas. Sua pista foi inaugurada em 1969, com 3.080m de extensão. É considerado pela crítica esportiva como o autódromo mais seguro do País. Em toda …….. E demais atrativos de Guaporé.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta