Gramado

25 de outubro de 2011

Gramdo

Gramado - Pórtico

Gramado é a principal cidade para o Turista na Região das Hortências. Com uma excelente estrutura para hospedagem com inúmeras pousadas e hotéis, a cidade conta com os mais variados atrativos turísticos, quer naturais, quer culturais. São museus, parques, cachoeiras e lagos além dos eventos que lhe são característicos e conhecidos no Brasil e exterior como o Natal Luz e o Festival de Cinema.
Conta com uma população de cerca de 32 mil habitantes principalmente de origem alemã e italiana.

Gramado começou a ser ocupada em 1875, com a vinda dos primeiros moradores, Tristão José de Oliveira e esposa. Até 1904 fazia parte de Taquara do Novo Mundo. Em janeiro de 1913 a Sede Distrital foi transferida para onde hoje está, devido à proximidade com a futura ferrovia que na época ligava Taquara a Sandor.

Conhecida nacionalmente como a “Capital do Cinema”, uma consagração trazida pelo seu Festival de Cinema, Gramado mostra que hoje reúne cineastas de vários países. Além disso, o tradicional chocolate, as baixas temperaturas, a paisagem natural rodeada de pinheiros e lagos lembrando pequenas comunidades suíças fazem dela uma cidade única em todo o Brasil.

Gramado tem fama ainda por ser preferida pelos enamorados de várias regiões que buscam as suas paisagens, perfeitas para clima de lua-de-mel. Dotada de excelente infra-estrutura hoteleira, pousadas e restaurantes, ela oferece diversão e lazer para todas as idades. Setur

As vias preferenciais de acesso para quem vem de Porto Alegre são por Nova Petrópolis (BR116) ou por Taquara. Uma opção que aconselhamos é seguir a partir de Morro Reuter (BR116) por Santa Maria do Herval, onde se pode observar traços mais primitivos da cultura alemã trazidas com os colonizadores.

Caminhos da Neve

Locais onde além do frio, a presença da neve é uma constante durante os invernos. A precipitação da umidade em forma de flocos de neve não depende somente da temperatura. Outros fatores são necessários estar combinados para que o fenômeno acorra. Esta ocorrência é mais comum nos municípios da serra do Rio Grande do Sul, Região dos Vinhedos, alguns municípios da Rota Romântica e Região dos Canions.

Considerando a maior constância do fenômeno, podemos listar nos Caminhos da Neve os seguintes municípios: Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus e Vacaria.

Tags: , , , , ,

One Response to Gramado

  1. Rio Grande do Sul « viageiro.com on 31 de outubro de 2011 at 7:15

    [...] Gramado [...]

Deixe uma resposta