Garibaldi

24 de outubro de 2011
garibaldi

Garibaldi

Com uma população de 29 mil habitantes, Garibaldi é a cidade da Champagne no Brasil, ou do Espumante, termo mais correto de ser empregado pelo direito de origem do primeiro.

Em surge em 1870, a Colônia Conde D`Eu – hoje Garibaldi, em homenagem ao genro do imperador, casado com a Princesa Isabel.

O imigrante desembarcava no Rio de Janeiro, onde posteriormente seguia viagem ao sul a bordo de vapores precários. Na chegada em Porto Alegre, eram encaminhados em alojamentos superlotados,e após rumando até Montenegro. A ida até Conde D`Eu, poderia levar até 3 dias, através de estrada que muitas vezes não permitia a passagem de carroças, fazendo com que as pessoas tivessem que carregar suas bagagens, utensílios e alimentos nas costas por longos trechos.

Entre julho e agosto de 1870, chegaram cerca de 15 famílias prussianas, que aqui encontraram alguns portugueses e índios kaingangs. Esses imigrantes recebiam do governo ajuda para construir casa e ferramentas para iniciar a lavoura. Viviam da troca de víveres e tarefas diversas, além da construção de estradas onde eram remunerados pelo governo apesar do atraso no pagamento.

No ano de 1874, com a abertura de uma picada em Figueira de Mello, houve um aumento do fluxo de imigrantes,entre eles a vinda dos italianos, provenientes em sua maioria do norte da Itália.

Para os colonizadores o ínicio foi muito duro e difícil até conseguirem construírem suas casas e organizarem a suas culturas de trigo,milho, cevada, aveia, além da importantíssima videira. Forma se agrupando para realizar práticas religiosas, erguendo capelas, onde se encontravam para rezar, conviver, celebrar e amenizar a saudade da pátria longínqua.

Com o progresso da colônia, começou o processo de emancipação. Em 24 de abril de 1884, a Colônia Conde D`Eu, foi elevada à categoria de freguesia de São Pedro. Em 31 de outubro de 1900, a freguesia se emancipou e passou a chamar-se Garibaldi, em homenagem ao herói farroupilha Giuseppe Garibaldi

Tags: , , ,

One Response to Garibaldi

  1. Rio Grande do Sul « viageiro.com on 31 de outubro de 2011 at 7:12

    [...] Garibaldi [...]

Deixe uma resposta