Estrela

Estrela – Vale do Rio Taquari
Estrela tem 28900 habitantes, 45 m de altitude e 109 Km de Porto Alegre e está distante de Lajeado apenas alargura do Rio Taquari.

Diz a lenda que Estrela ganhou esse nome devido ao fato de quando chegaram os primeiros aventureiros à região, avistaram uma luminosidade fora do comum nas proximidades do rio Taquari. Pensavam que naquele lugar houvesse caído uma estrela cadente, originando o nome Estrela.

Há uma explicação natural, já que no local havia um pântano cujos gases refletiam a luz da lua, ocasionando a luminosidade.

Os primeiros colonizadores chegaram a Estrela no ano de 1856, época em que foi instalada a Fazenda Estrela, de propriedade do Coronel Victorino José Ribeiro, cujas terras pertenciam administrativamente à freguesia de São José do Taquari, hoje município de Taquari. O líder do movimento emancipacionista e fundador de Estrela foi Antônio Victor Sampaio Barreto.

O município de Estrela se emancipou em 20 de maio de 1876, conforme a lei n.º 1044, sancionada pelo Conselheiro Tristão de Alencar Araripe, presidente da província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta