Atrativos Turísticos de Congonhas

12 Profetas
A série de 12 profetas esculpidos em pedra-sabão, na cidade de Congonhas é uma das mais completas da tradição cristã em todo mundo. De autoria do escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, o conjunto fica instalado em frente à igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, no alto de um morro.

Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos
A igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas, teve sua construção iniciada em 1757, por iniciativa do imigrante português Feliciano Mendes, minerador e pedreiro, como agradecimento a uma graça alcançada. Muito doente, Feliciano prometeu dedicação à imagem, caso recuperasse sua saúde. Localizado no alto do morro Maranhão em lugar de destaque na paisagem, o templo domina o conjunto do santuário formado por mais seis capelas.


Passos da Paixão
As seis capelas dos Passos da Paixão, na cidade de Congonhas (MG), em Minas Gerais, uniram dois dos principais nomes da arte colonial brasileira. Para compor as 66 peças em madeira que representam o calvário de Cristo, neste que é considerado o principal conjunto de imagens do barroco brasileiro, trabalharam o escultor, arquiteto e entalhador Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e o pintor Manoel da Costa Athaíde.

Deixe uma resposta