Castro

O Município de Castro tem como base de sua economia a atividade agropecuária, sendo considerado um dos maiores produtores do Estado do Paraná.

Na agricultura destacam-se como principais produtos, o milho, soja, feijão, batata, trigo e aveia, já a pecuária de corte, a criação de gado, suínos e aves. Em relação à pecuária leiteira, Castro é considerada uma das principais bacias leiteiras do Brasil, em produtividade e qualidade genética.

Castro recebeu o título de maior produtor de calcário agrícola da América Latina, devido a exploração e extração mineral. Seu comércio é amplo, reunindo prestadoras de serviços, indústrias de móveis, pincéis e alimentos. Além de contar com um Parque Industrial para implantação de novas indústrias.

O prato típico da cidade, o Castropeiro, é uma homenagem a Castro e aos tropeiros. Criado em 1991, trata-se de uma comida tipicamente caseira a base de carnes de gado e porco, acompanhadas de feijão tropeiro, quibebe, arroz, legumes refogados e uma salada. O toque especial fica por conta das sobremesas caseiras, arroz doce, cocada e delicioso doce de abóbora.

Deixe uma resposta