Canoinhas

O clima de serra e as magníficas belezas naturais de Canoinhas são argumentos suficientes para uma visita.

Canoinhas foi fundada em setembro de 1911 que tem na Indústria e comércio sua base econômica. Outrora a erva-mate foi o carro chefe da economia da cidade. A indústria é responsável pela maior parcela da movimentação econômica da cidade, mesmo que ligada ao campo – as principais indústrias são frigoríficos, madeireiras e beneficiadoras de erva-mate.

Canoinhas tem 55 mil habitantes com base nos alemães, ucranianos, italianos, poloneses e japoneses. Está no Planalto Norte, 70km de Mafra, 75 de Porto União e 365 de Florianópolis. A 839 m de altitude tem temperaturas entre 15º C e 25º C.

Canoinhas foi fundada em 1888 como Santa Cruz de Canoinhas. Tornou-se distrito em 1902 e, separada de Curitibanos em 1911, foi o centro da Guerra do Contestado entre 1912 e 1916. Por volta de 1930, um ramal ferroviário, implantado para uni-la ao distrito de Marcílio Dias, integrou a cidade à estrada de ferro São Paulo-Rio Grande do Sul e ao porto de São Francisco do Sul, provocando uma grande revolução na economia local. A variedade étnica vem desde o início da história do município, que atraiu imigrantes alemães, italianos, ucranianos e japoneses por causa da erva-mate, no início do século passado.

Deixe uma resposta