Canela

25 de outubro de 2011
canela-catedral-de-pedra

Catedral de Pedra

Canela é uma cidde turística que passou a desenvolver esta vocação por volta do final dos anos 70. Até então a cidade vivia da extração de madeira, serrarias, agricultura e gado. Com o declínio da extração da madeira por questões ambientais e legais, o turismo foi sua inclinação imediata. Quer pela proximidade com Gramado que sempre lhe empresta referência, quer por suas belíssimas paisagens.
Distante poucos quilômetros de Gramado e 122 de Porto Alegre, Canela está a mais de 800m de altitude o que, mesmo estando numa região de clima subtropical, lhe garante inversos bastante frios com frequentes precipitações de neve. Sem contar com a neblina, presença quase constante nos dias fechados ao longo do ano.

Histórico: A denominação do município teve origem em uma árvore caneleira, sob a qual os tropeiros descansavam e faziam suas pousadas no século passado. Seu grande desbravador e incentivador foi o coronel João Corrêa da Silva, que trouxe a ferrovia e investiu nela.

O pequeno povoado que se formou era constituído de famílias de imigrantes italianos e alemães e, com o início das atividades industriais, logo tornou-se passagem obrigatória entre os Campos de Cima da Serra e Porto Alegre. O roteiro conduzia os tropeiros à capital para vender seus artigos e também a vinda de mascates que subiam a serra para vender seus produtos nas fazendas.

Canela proporciona integração entre o homem e o meio ambiente, convidando você a visitar as suas belezas e desvendar sua geografia. Vizinha da conhecida Gramado, Canela tem encantos a parte: natureza exuberante, sua belíssima Catedral de Pedra, os mais conhecidos e procurados pontos turísticos da região e o Sonho de Natal que, com a chegada do Papai Noel, traz muita alegria para a serra.

Caminhos da Neve

Locais onde além do frio, a presença da neve é uma constante durante os invernos. A precipitação da umidade em forma de flocos de neve não depende somente da temperatura. Outros fatores são necessários estar combinados para que o fenômeno acorra. Esta ocorrência é mais comum nos municípios da serra do Rio Grande do Sul, Região dos Vinhedos, alguns municípios da Rota Romântica e Região dos Canions.

Considerando a maior constância do fenômeno, podemos listar nos Caminhos da Neve os seguintes municípios: Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus e Vacaria.

Tags: , , , , ,

One Response to Canela

  1. Rio Grande do Sul « viageiro.com on 31 de outubro de 2011 at 7:15

    [...] Canela [...]

Deixe uma resposta