Candiota

27 de outubro de 2011

Candiota

Candiota

Candiota tem cerca de 9500 habitantes, está a 220 m de altitude e a 390 Km de Porto Alegre.

Candiota teve participação marcante no episódio da Revolução Farroupilha através da histórica Batalha de Seival seguida da Proclamação da República Rio-Grandense, em 1836, liderada pelo general Antônio de Souza Neto.

O surgimento da cidade está ligada a descoberta do carvão, facilmente encontrado nas margens do Arroio Candiota, como fonte de energia, em 1828. Assim, o Governo Imperial aprovou a construção de uma estrada de ferro para escoamento do carvão extraído do Arroio Candiota.

O termo Candiota, diz-se ter surgido de descendentes de gregos, os chamados candiotos que posteriormente deu origem ao nome do arroio e à cidade.

Pela ótima qualidade da terra e clima de Candiota para a vitivinicultura, a Vinícola Miolo (originário de Bento Gonçalves) instalou na Vila do Seival o Projeto Miolo do Seival que prevê a implantação de 400 ha até 2012. Iniciou no ano de 2001 com o plantio dos primeiros 50 ha. Os vinhedos serão formados por castas francesas e portuguesas. Os vinhedos estão situados a 31º de latitude sul, não são irrigados e a videira se desenvolve por regime de chuvas.

Tags: , ,

Deixe uma resposta