Campo Mourão

Campo Bordejado de Araucárias, tais como taças erguidas ao céu, brindando o Criador pela exuberância de suas águas, fauna, flora e terra riquíssima. Falamos dos Campos do Mourão.

Região dos Campos bordejado pelas matas Atlântica e das Araucárias, sede da Nação Guarani, começou a ser visitada pelos espanhóis entre 1524 e 1541 e pelos bandeirantes portugueses a partir de 1628. A região pertenceu a Província del Guaíra – capital Assuncion.

Em 1765 começou a ser vasculhada por milícias do governo da Província de Piratininga (hoje São Paulo), que denominaram o vale descampado entre os rios Ivaí e Piquiri, de Campos do Mourão, em homenagem ao governador provincial, Dom Luiz Antônio de Souza Botelho e Mourão.

Até 1943, Campo do Mourão pertencia ao município de Guarapuava. A partir deste ano passou a distrito do município de Pitanga e em Outubro de 1947 começou a andar com suas próprias pernas, emancipado política e economicamente, tendo seu primeiro prefeito nomeado em 1947 e depois veios a ter um prefeito eleito.

Até a década de 1960 o município de Campo Mourão compreendia toda a Microrregião 12 e os municípios que hoje a integram eram seus distritos administrativos. Na década de 80, foram desmembrados dois dos seus últimos distritos administrativos: Luiziana e Farol do Oeste , ficando sob sua tutela apenas o distrito de Piquirivaí.

Há opção de acesso pelo aeroporto Coronel Geraldo Guia de Aquino. Fone 44 3525 1144

Deixe uma resposta