Cambará do Sul

Cambara do Sul

Cânios em Cambara do Sul

Histórico: Em 1494, mesmo antes do descobrimento do Brasil, e por muitos anos ainda, o território do atual município de Cambará do Sul pertencia aos reis da espanha.

As rochas encontradas em Cambará do Sul têm de 137 à 150 milhões de anos e são chamadas de basalto. A terra tem 4,6 bilhões de anos e os homens nela a 2,5 milhões de anos.

Basalto é uma rocha magmática porque resulta da consolidação do magma (material ígneo que está no interior do globo terrestre) e é chamado também de rocha magmática extrusiva porque sua consolidação ocorreu na superfície.

A cerca de 137 à 150 milhões de anos atrás a terra era formada por um único continente chamado de Pangéa. Todo esse território era constituído de um deserto chamado de bacia sedimentar do Paraná.

Então aconteceu o que na geologia é chamado de “Derrames Basálticos” ou seja, esse deserto se rachou e o magma do centro da terra imergiu e alagou uma área de 1.000.000 Km². O magma vinha do centro da terra a uma temperatura de 10ºC resfriava e solidificava ao mesmo tempo. Assim ocorreram 13 derrames basálticos.

Com uma população de 6711, altitude de 980m, clima subtropical, pode ser acessada pela rodovias RS 020, RS 427, ditante 180 km de Porto Alegre.

É roteiro de quem admira os Cânios e o turismo rural e eco-turismo. Tem nas suas vizinhanças São Francisco de Paula e São José dos Ausentes como destinos também bastante procurados

Caminhos da Neve

Locais onde além do frio, a presença da neve é uma constante durante os invernos. A precipitação da umidade em forma de flocos de neve não depende somente da temperatura. Outros fatores são necessários estar combinados para que o fenômeno acorra. Esta ocorrência é mais comum nos municípios da serra do Rio Grande do Sul, Região dos Vinhedos, alguns municípios da Rota Romântica e Região dos Canions.

Considerando a maior constância do fenômeno, podemos listar nos Caminhos da Neve os seguintes municípios: Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus e Vacaria.

One thought on “Cambará do Sul

Deixe uma resposta