Brusque

Brusque está situada no Vale Europeu, Capital Catarinense do Turismo de Compras e um dos locais de visitação religiosa mais procurados do Estado.

Brusque foi fundada em agosto de 1860, tem 79 mil habitantes de origens alemã, italiana e polonesa. Brusque está a 36 m de altitude e a 108 Km de Florianópolis.

A indústria é a base da economia local, especialmente o setor têxtil e metal-mecânico, mas o comércio de vestuário, cama, mesa e banho, e o turismo religioso e de compras também se destacam na geração de renda da cidade.

As cidades de seu entorno são: Blumenau, Nova Trento, Itajaí, Camboriú, Gaspar, Balneário Camboriú, Guabiruba.

Em 1860, liderados pelo barão austríaco Maximilian von Schnéeburg, 55 alemães chegam à região e fundam Itajahy. Nos anos seguintes chegam outros imigrantes, na maior parte originários do sul da Alemanha. Em 1881, a colônia torna-se o município de São Luiz Gonzaga e, em 1890, recebe o nome de Brusque. Anos depois chegam os poloneses, trazendo seus teares manuais e inaugurando o ramo das indústrias têxteis, até hoje presentes na cidade e uma das bases da economia local.

Brusque tem boa rede hoteleira e de serviços. Para quem vai à cidade em busca de compras, o maior número de lojas concentra-se na rodovia Antônio Heil e na rua Azambuja. Nos dois locais há completa infra-estrutura para os turistas: estacionamento, sanitários, restaurantes e lanchonetes.

Deixe uma resposta